Banca de DEFESA: ANA CAROLINA DE ALMEIDA SALVADOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAROLINA DE ALMEIDA SALVADOR
DATA : 18/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

A Proposta de uma disciplina jurídica optativa: As novas tecnologias como instrumento de mudança na Sociedade contemporânea – Os contornos jurídicos da propriedade intelectual, inovação e empreendedorismo jurídico.


PALAVRAS-CHAVES:

Direito, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Inovação, Modelo de negócio, Disciplina.




PÁGINAS: 172
RESUMO:

A denominada Sociedade da Informação promoveu grandes avanços tecnológicos para as empresas e também para outras pessoas jurídicas, introduzindo modelos de negócios inovadores e proporcionando o surgimento de novos nichos de atuação no mercado. Consequentemente, o conhecimento e a transmissão do mesmo, também apresenta a premente necessidade de atualização e, especificamente a grande área do Direito, marcada pelo tradicionalismo e burocracia, deparase com as complexas questões envolvendo propriedade intelectual e transferência de tecnologia, além do surgimento de novas relações atreladas a inovação tecnológica neste ramo do conhecimento. Pretende-se, por meio desta dissertação, produzir conhecimento direcionado ao profissional do Direito, do Estudante ao Advogado, por meio da criação de uma disciplina eletiva/optativa e material didático para as faculdades de Direito e/ou Pós-graduações, com o escopo de introduzir os conceitos referentes à propriedade intelectual, contratos de transferência de tecnologia e os novos nichos do conhecimento jurídico provenientes da transformação digital, bem como trazer diretrizes de como ministrá-la. Por fim, propõe-se com este curso desenvolver no estudante a capacidade de idealizar um modelo de negócio jurídico inovador, como produto dos estudos desenvolvidos, com metas profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - FABRÍCIO DE SOUZA OLIVEIRA - UFJF
Presidente - 1742402 - JOAO PAULO LIMA SANTOS
Externo(a) à Instituição - PATRÍCIA DE OLIVEIRA AREAS - UFSC
Interno(a) - 2379905 - PEDRO ACCIOLY DE SA PEIXOTO NETO
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 11:52
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 23/04/2024 07:23