Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS MARQUES PEREIRA

DISCENTE : JONAS MARQUES PEREIRA
DATA : 13/06/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

GESTÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL EM NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: PROPOSTA DE MODELO PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS EM UNIVERSIDADES DE MACEIÓ/AL

Núcleo de Inovação Tecnológica; Ferramenta; Pedidos de Patente.

As universidades, através de seus núcleos de inovação tecnológica (NIT), constituem-se como peças integrantes do sistema de inovação produzindo e registrando patentes sobre os produtos e processos desenvolvidos por pesquisadores no meio acadêmico. Dada a importância do NIT como ferramenta de apoio no resguardo da propriedade intelectual das produções das universidades e a crescente demanda de pedidos de registro de patentes oriundas da comunidade acadêmica é indispensável, para estes setores, o aprimoramento e uso de ferramentas que estejam ao seu dispor para maximizar os resultados de sua atuação, principalmente através da Tecnologia da Informação que desde seu surgimento tem aumentado a amplitude e velocidade do avanço tecnológico. Objetivou-se nesse trabalho, mediante pesquisa descritiva, bibliográfica e documental e uso da metodologia Design Science Research, entender como o núcleo de inovação tecnológica, dentro de suas respectivas atribuições enquanto componente de universidades pode selecionar de forma mais vantajosa e ágil a necessidade de proteção em projetos para novos pedidos de patentes. Como resultado foi apresentada uma ferramenta/modelo denominada MAPI, estruturada a partir da metodologia Demand Readiness Levels (DRL) que tem foco no nível de maturidade da demanda, para auxiliar na seleção de pedidos de patentes e tomada de decisões em NIT.

Externo(a) à Instituição - ALBERTO MONTEIRO PEIXOTO - UNCISAL
Presidente - 1742402 - JOAO PAULO LIMA SANTOS
Externo(a) à Instituição - TÉCIA VIEIRA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 12:20