ACOMPANHAMENTO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM CAMPI FORA DE SEDE: ESTUDO DE CASO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
Inovação; Gestão do conhecimento; metodologia, Instituto Federal de Alagoas.
O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) é um importante ecossistema de produção do conhecimento no estado de Alagoas. Com seus 16 campi, ele é responsável pela produção de um capital humano e de recursos ricos e inovadores, relevantes para o ecossistema de inovação do estado. No entanto, o seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) está localizado na cidade de Maceió, ficando toda a atividade de gestão e acompanhamento do processo de produção de conhecimento, de todos os campi, vinculados e centralizados a esse único núcleo. Cabe destacar que a atividade de gestão é exercida – a título local, em campus fora da sede – por uma coordenação, a qual exerce, em partes, a função de gestão da inovação, sendo algumas iniciativas privativas do NIT. Assim sendo, percebeu-se a necessidade de investigar como ocorre o processo de gestão dos principais programas de iniciação científica da instituição, em campus fora da sede, a fim de se compreender quais as maiores necessidades e quais aspectos podem ser aprimorados, na intenção de incentivar a inovação no escopo de editais de programas. Com base no exposto, objetivou-se com esse trabalho propor uma metodologia, a qual aprimorasse a gestão dos programas de iniciação científica e tecnológica do Instituto Federal de Alagoas, a fim de facilitar o trabalho da interface coordenação local e NIT, acarretando na maior produção de ativos importantes à sociedade e sua evasão das fronteiras do campus. Nesse diapasão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, dissertações e artigos científicos, a fim de subsidiar os conceitos de propriedade intelectual, inovação e o papel dos NITs, para se construir um aporte teórico capaz de lastrear a proposta de intervenção. Também foi realizada uma pesquisa exploratória e documental, que consistiu na investigação e análise de portarias, leis, normativas institucionais do IFAL, editais de programas de iniciação científica e tecnológica e de sites institucionais, bem como a partir da realização de entrevistas com a coordenação de
pesquisa, pós-graduação e inovação do campus de Palmeira dos Índios, o qual foi escolhido como caso de estudo. Como resultados, espera-se que a intervenção proposta colabore com os processos de gestão da inovação e facilite o processo de transferência de tecnologia, fortalecendo a cultura da inovação na instituição.