Criação da Identidade Visual do NIT/UFAL por uma Perspectiva da Narrativa Visual.
identidade visual; marca; narrativa visual; núcleo de inovação; NIT
Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) foram criados objetivando a interação entre
a Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), a que está associado, com o meio
empresarial e governamental, visando a transferência de Tecnologia, atuando como
interlocutor, junto ao setor produtivo. Como forma de divulgação das pesquisas com
aplicação tecnológicas, já devidamente registradas junto ao INPI, tem sido
desenvolvidos sites, pelas próprias instituições, conhecidas por vitrines tecnológicas,
como forma de aproximação universidade/empresa. Utilizando a metodologia projectual
de design, e analisando mais de 100 núcleos de inovação no país, foi observado que
uma ferramenta importante é a criação de uma identidade visual. O desenvolvimento da
identidade visual, atrelado a vitrine tecnológica permite uma maior visibilidade e
divulgação das tecnologias geradas nas instituições públicas. Apesar de haver uma
preocupação das instituições com a originalidade da identidade visual dos NITs,
aproximadamente 60% não pediram sua proteção junto ao INPI, incluindo a UFAL,
embora uma das metas do NIT seja proteção da propriedade intelectual. Este trabalho
teve por objetivo a criação da marca, tendo também sido discutida a importância do seu
uso para o NIT, e do seu registro, para proteção da propriedade intelectual. Foram
realizadas as seguintes tarefas: busca das marcas das Instituições de Ciência e
Tecnologia e a existência ou não de registro junto ao INPI; pesquisa entre os transeuntes
da UFAL para verificação do conhecimento da existência do NIT e sua atividade;
levantamento do manual da marca da UFAL, visando manter uma identidade que não
conflite com o manual da marca da instituição; busca por símbolos culturais e históricos
para representação da cidade de Maceió; e, uma busca bibliográfica focada em
inovação, NITs, e design de marcas. A partir deste estudo foi criada uma logo para o
NIT/UFAL, que reflita os valores do núcleo de inovação e sua missão, atrelado as
características da cultura alagoana.