Banca de DEFESA: WANESSA CHRISTINA BEIRAUTI SIMOES

DISCENTE : WANESSA CHRISTINA BEIRAUTI SIMOES
DATA : 26/09/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA MANUTENÇÃO DOS ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL SOB GESTÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Inovação; Propriedade Intelectual; Manutenção de Ativos.

A inovação e a gestão de propriedade intelectual têm sido absorvidas pelas universidades públicas de forma progressiva, a partir do momento em que essas instituições firmam seu papel como fonte para geração de ambientes propícios à inovação, transformando o conhecimento gerado em um valor econômico social por meio de parcerias com empresas ou instituições públicas e privadas. Com o significativo aumento das atividades em pesquisa e desenvolvimento para promoção da inovação, as políticas de inovação associadas a diretrizes institucionais têm se tornando importantes instrumentos para a gestão de propriedade intelectual desenvolvida no âmbito da academia, principalmente em momentos de redução no aporte orçamentário institucional. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo realizar um estudo de viabilidade técnica para manutenção dos ativos de propriedade intelectual sob gestão da Universidade Federal de Alagoas, onde foram pesquisadas 32 Universidades Públicas, que tivessem um número igual ou superior a 100 pedidos de depósitos de patentes. Para tanto, realizou-se buscas na base de dados do INPI para identificação do número total de pedidos registrados e foi realizada uma prospecção tecnológica na base de dados do Orbit com o objetivo de identificar os principais segmentos tecnológicos desenvolvidos por essas Universidades. Com esses dados, foi possível a obtenção de forma geral de um panorama das tecnologias, com apontamento das tendências tecnológicas em destaque nessas instituições, a fim de usá-las como critério para avaliação de manutenção dos ativos de PI. Paralelamente, foi realizado levantamento de instrumentos norteadores na manutenção de ativos de propriedade intelectual das Universidades, para identificar as práticas utilizadas nessas instituições. E como resultado, foi constatado que do universo de 32 universidades, apenas 04 instituições possuem normativos específicos que disciplinam a manutenção de ativos de PI e, embora esses normativos não apresentem uma padronização em sua estrutura e em sua medotologia utilizada, a aplicação da ferramenta traz benefícios à instituição, tanto sob o aspecto econômico como na gestão dos seus ativos.

Externo(a) à Instituição - KELYANE DA SILVA - UFRJ
Externo(a) à Instituição - ROSINEI DE SOUSA OLIVEIRA
Presidente - 1775449 - TATIANE LUCIANO BALLIANO
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 08:19