PPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA INSTITUTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO DOS SANTOS CALHEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DANILO DOS SANTOS CALHEIROS
DATA: 25/09/2020
LOCAL: Curso de Filosofia - ICHCA (evento virtual)

A dúvida hiperbólica cartesiana como um possível experimento de pensamento filosófico.

Esta dissertação visa explorar, no decurso de uma revisão crítica, a gênese das elaborações filosóficas empreendidas por René Descartes (1596-1650), mais particularmente quanto a um elemento que gerou a força propulsora de sua radicalidade, a saber, a tão famosa “dúvida hiperbólica”. É através deste ponto alto da dúvida cética que marcou a história da filosofia moderna que se insere a presente investigação. Procuramos compreender se a “dúvida” realizada pelo filósofo foi executada de maneira empírica como ele mesmo afirma haver feito ou se, na verdade, podemos entender que Descartes tenha realizado um exercício teórico tal qual um experimento de pensamento. Sendo assim, toma-se, como estratégia de pesquisa, identificar os pressupostos de algumas linhas de pensamento que tratam dos experimentos mentais e inseri-las no contexto do projeto de Descartes, assim como avaliar as consequências relevantes do ceticismo para a estrutura da filosofia cartesiana.

PALAVRAS-CHAVE:

Descartes. Dúvida hiperbólica. Experimentos de pensamentos. Ceticismo.

ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Epistemologia

Presidente - 2996659 - JULIELE MARIA SIEVERS
Interno(a) - 1640535 - JOAO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS