PPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA INSTITUTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA LINS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA LINS DA SILVA
DATA : 15/07/2022
LOCAL: Sala 12 da Escola Técnica de Artes (ETA)

A fenomenologia da percepção em Merleau-Ponty e o design de interiores: pensando o corpo na experiência do espaço projetado.

Corpo. Espacialidade. Experiência perceptiva. Fenomenologia do espaço habitado. Design de interiores.

Nossa pesquisa está voltada ao entendimento dos aspectos fenomenológicos da experiência perceptiva do corpo na espacialidade a fim de se projetar ambientes em contextos mais humanizados e que potencializem a sensação de existência do ser no mundo. O estudo possui como principal fundamentação teórica a obra Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty (1945/2018), e tomamos como ponto de partida a análise dos conceitos de corpo, espacialidade, movimento, intencionalidade e percepção. Isso porque, neste primeiro momento precisamos entender a visão do filósofo francês sobre a espacialidade do corpo e sua condição existencial do ser no mundo. Trataremos do tema da espacialidade do corpo em Merleau-Ponty e da potência de intencionalidade motora de nossos corpos ao percorrer os espaços do mundo, de modo a iniciar uma compreensão da questão do hábito do corpo na realização da experiência perceptiva. Em seguida, trataremos de estudar os conceitos sobre o sentir e a espacialidade no intuito de que possamos desenvolver, posteriormente, uma sistematização da compreensão da experiência estética e criativa do corpo aplicada ao Design de interiores rumo a contribuições para uma fenomenologia do espaço habitado. A intenção é a de indicar que o Design trata-se de uma ação humana que impacta diretamente nos sentimentos e comportamentos dos indivíduos, ressaltando a sua humanidade, e notar isto é atentar para a necessidade pulsante de compreender o Design de Interiores sob o ponto de vista filosófico, ressaltando a relação de nossos corpos com os espaços e demais elementos da percepção humana que influenciam nesse processo.

Presidente - 1640535 - JOAO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS
Interna - 1822493 - CRISTINA AMARO VIANA MEIRELES
Externa ao Programa - 1372185 - NATACHA MURIEL LOPEZ GALLUCCI
Notícia cadastrada em: 14/07/2022 13:22