PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de DEFESA: MARIANA NOVAES SANTOS

DISCENTE : MARIANA NOVAES SANTOS
DATA : 12/12/2022
LOCAL: Universidade Federal de Alagoas

Polipose Adenomatosa Familiar em Alagoas

Síndromes Neoplásicas Hereditárias, Polipose Adenomatosa do Cólon, Gene APC, Doenças Raras, Indicadores de Desenvolvimento, Letramento em Saúde.

Introdução: A polipose adenomatosa familiar (PAF) é uma síndrome de câncer colorretal hereditário causada por variantes germinativas no gene APC, com herança autossômica dominante e penetrância quase completa de câncer colorretal, se não tratada. O cuidado global às pessoas com PAF envolve estratégias de prevenção, diagnóstico e intervenção cirúrgica em momento oportuno. Dessa maneira, a redução de barreiras sistêmicas no acesso dos pacientes à informação e assistência é fundamental para o sucesso no manejo da doença. Esta pesquisa foi a etapa inicial no conhecimento da epidemiologia molecular das síndromes de câncer colorretal hereditário em Alagoas e envolveu o estudo de uma família com múltiplos afetados por PAF intermediária. O objetivo primário foi conhecer os aspectos socioeconômicos, de letramento em saúde, clínicos e genéticos dessa família. Métodos: Este estudo transversal e observacional contou com uma amostra de 54 participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de uma ficha clínica e socioeconômica elaborada pela equipe, seguida da aplicação do Teste de Letramento em Saúde (TLS), instrumento validado na literatura, cuja pontuação varia de 0 a 100. Além disso, realizou-se revisão dos prontuários dos familiares acompanhados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas e coleta do heredograma e de amostras biológicas para identificação da variante em segregação na família. Os dados socioeconômicos foram utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), que vai de 0 a 1. O IDF, a pontuação obtida no TLS e os dados clínicos foram tabulados em planilha Excel e foram analisados, com abordagem descritiva, utilizando o programa estatístico JASP. Genes de interesse foram avaliados através da técnica de sequenciamento de nova geração em um caso índice. Os resultados foram confirmados através de sequenciamento Sanger no caso índice e da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) alelo-específica em quatro participantes afetados e três controles negativos (intra e extrafamiliais). Foi realizado estudo preditivo in silico para a variante encontrada. Resultados: Trezentos e vinte e sete familiares, sendo 46 com diagnóstico de PAF, foram identificados através da análise do heredograma. Em sua maioria, viviam a cerca de 5 km da Unidade Básica de Saúde, em casas com estrutura precária, que não tinham água ou energia elétrica até poucos anos atrás. O IDF médio foi de 0,476 e a pontuação média do TLS foi de 23,4. Dos 54 participantes entrevistados, catorze tinham diagnóstico de PAF e apresentaram, em média, diagnóstico em idade tardia e vigilância e tratamento inadequados. A variante germinativa c.1255delA(p.Thr419Profs*35), nunca antes descrita na literatura, foi identificada em heterozigose no gene APC nos participantes afetados. A análise in silico revelou que essa alteração genética é patogênica, pois promove truncamento precoce com perda de todos os domínios funcionais da proteína APC. Conclusões: Dificuldade de acesso aos serviços de saúde, baixo letramento em saúde e condições financeiras precárias foram as principais barreiras ao cuidado integral identificadas. Através da análise dos dados genéticos, foi possível identificar a variante causadora da PAF nessa família, confirmar sua segregação de maneira autossômica dominante e implantar um teste molecular específico para seu diagnóstico, que se encontra disponível para todos os familiares interessados em sua realização após consulta de aconselhamento genético pré-teste. Em se tratando de uma pesquisa translacional, foi firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município de residência dos participantes para superar as barreiras mencionadas, com o objetivo de melhorar os cuidados integrais em plano coletivo e individual.

Interno(a) - 3221982 - ISABELLA LOPES MONLLEO
Interno(a) - 2370894 - MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - LAVÍNIA SCHULER FACCINI
Externo(a) à Instituição - BENEDITO MAURO ROSSI