PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGERIO CESAR CORREIA BERNARDO

DISCENTE : ROGERIO CESAR CORREIA BERNARDO
DATA : 20/06/2023
LOCAL: famed

Fatores preditivos de sucesso na varicocelectomia utilizando inteligência artificial.

Infertilidade masculina. Varicocele. Inteligência Artificial.

Introdução. A infertilidade conjugal acomete cerca de 18% dos casais em idade reprodutiva em todo o mundo. Em torno de 30% a 45% o fator causador dessa infertilidade é o fator masculino, sendo a varicocele a causa mais comum nestes homens inférteis, e cerca de 80% nos casos de infertilidade secundária (LIRA NETO; ROQUE; ESTEVES, 2021). A varicocele é definida como doença vascular venosa causada por dilatação do plexo venoso pampiniforme, responsável pela drenagem venosa gonadal (LI et al., 2020). O tratamento cirúrgico para correção da varicocele é considerado o gold standard para corrigir essa patologia, no entanto, sua taxa de sucesso varia entre 30% a 80% com melhora dos padrões na função testicular e espermatogênica. No entanto, esses índices não se aplicam às taxas de gravidez, que são mais inferiores. A inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada para predizer resultados, inclusive na urologia, com resultados melhores que os modelos profissionais(ORY et al., 2022). Objetivo. Identificar fatores preditores de sucesso na varicocelectomia utilizando a inteligência artificial. Metodologia. Trata-se de um estudo experimental observacional realizado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Fizeram parte do estudo pacientes com diagnóstico clínico de varicocele, confirmado com exame ultrassonográfico, que foram submetidos à varicocelectomia. Foram elencados os dados pré operatórios como níveis hormonais de FSH, LH, testosterona, parâmetros seminais e aspectos de hábitos de saúde e antecedentes patológicos. Os parâmetros seminais foram avaliados posteriormente ao procedimento cirúrgico. Utilizamos ferramenta computacional de inteligência artificial para elencar as variáveis pré operatórias preditoras de sucesso após a varicocelectomia. No pós operatório, tivemos uma melhora em média de 20 milhões na concentração de espermatozóide por mililitro de sêmen. Outros parâmetros de melhora mais relevantes foram a contatgem total de espermatozóides, porcentagem de espmermatozóides vivos e porcentagem de espermatozóides móveis. Utilizamos a ferramenta de mineração de dados para elencar por algoritmo de inteligência artificial quais as variáveis preditoras de sucesso na varicocelectomia. Conclusão. Concluímos que é possível determinar os fatores preditores de sucesso na varicocelectomia por meio da inteligência artificial.

Interno(a) - 1791653 - FLAVIO TELES DE FARIAS FILHO
Externo(a) ao Programa - 1121410 - HUMBERTO MONTORO CHAGAS
Presidente - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Interno(a) - 2154281 - RODRIGO PEIXOTO CAMPOS