PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de DEFESA: CARLOS VIRGÍLIO ROCHA DE SOUSA SILVA

DISCENTE : CARLOS VIRGÍLIO ROCHA DE SOUSA SILVA
DATA : 28/08/2023
LOCAL: googlemeet

Distúrbios da Diferenciação do Sexo 46,XY: rastreamento de alterações patogênicas em uma série de casos.

DDS 46,XY, Diagnóstico Etiológico, Sequenciamento

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento sexual humano é um processo que depende do funcionamento íntegro de diversos genes e suas proteínas. Defeitos em algum desses componentes podem causar os distúrbios da diferenciação do sexo (DDS). Os DDS são condições congênitas em que alterações genéticas levam ao desenvolvimento atípico do sexo cromossômico, gonadal e/ou anatômico. O termo DDS, adotado a partir do Consensus Statement on Management of Intersex Disorders, substitui termos considerados pejorativos e estigmatizantes, tais como hermafroditismo, pseudo-hermafroditismo, entre outros. Os DDS podem resultar de variações em genes envolvidos na determinação e diferenciação sexual, acarretando em distúrbios na esteroidogênese gonadal e/ou adrenal, sendo classificados em três grupos, de acordo com o cariótipo: DDS 46,XY; DDS 46,XX; e DDS associados a anormalidades cromossômicas. O grupo DDS 46,XY, foco deste trabalho, é caracterizado por sua complexidade genética e sobreposição fenotípica, onde o esclarecimento etiológico desses casos é realizado através de investigação molecular em genes envolvidos na determinação e diferenciação do sexo. OBJETIVO: Realizar a investigação molecular em uma série de casos de DDS 46,XY sem etiologia esclarecida. METODOLOGIA: A partir de uma amostra de 58 casos de DDS 46,XY atendidos no Serviço de Genética Clínica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), foram selecionados 10 casos para estudo. Para a seleção das amostras, foram adotados os seguintes critérios: sequenciamento prévio dos genes AR e SRD5A2, não possuir alterações patogênicas nesses genes e amostra de DNA disponível para estudo. A primeira etapa da investigação molecular constituiu-se do sequenciamento do gene HSD17B3 pelo método de Sanger, realizado no Laboratório de Genética Molecular Humana do HUPAA/UFAL. A segunda etapa, para aqueles casos em que não foram identificadas alterações patogênicas no gene HSD17B3, o sequenciamento de nova geração (NGS) de 18 genes relacionados com DDS 46,XY, foi realizado no Núcleo de Sequenciamento de Larga Escala da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Não foram identificadas alterações patogênicas no gene HSD17B3 em nenhum dos casos selecionados. Já através do NGS, foram identificadas alterações em quatro casos. No caso DDSXY-03, foi identificada a hemizigose da alteração c.89G>T (p.Arg30Ile) no gene SRY; no caso DDSXY-04, foi identificada a heterozigose da alteração c.565C>T (p.Arg189Cys) no gene FKBP4; no caso DDSXY-07, foi identificada a heterozigose da alteração c.2389C>G (p.Leu797Val) no gene DHX37; e no caso DDSXY-10, foi identificada a heterozigose da alteração c.250C>G (p.Arg84Gly) no gene NR5A1. A alteração p.Arg84Gly não foi previamente descrita na literatura, a p.Leu797Val foi descrita como variante de significado incerto e a alteração p.Arg189Cys foi reportada em bases de dados, sem referência da condição clínica associada. Já a alteração p.Arg30Ile foi descrita em casos de disgenesia gonadal 46,XY. As análises preditivas in sílico revelaram que as  alterações p.Arg189Cys; p.Leu797Val e p.Arg84Gly são deletérias. De acordo com a literatura, a frequência de pacientes diagnosticados com DDS 46,XY sem etiologia esclarecida, pode variar entre 33%-80%, mesmo com os avanços nas ferramentas de elucidação diagnóstica. CONCLUSÃO: Neste estudo, 40% da amostra apresentou alterações em genes que são fundamentais na determinação/diferenciação do sexo e permanecem em investigação da possível correlação genótipo-fenótipo. Já 60% permanecem em investigação visando a identificação de alterações patogênicas que possam justificar o fenótipo. A análise funcional das alterações aqui identificadas são necessárias para a correta correlação genótipo fenótipo em cada caso. Os resultados deste estudo reforçam a complexidade da elucidação etiológica dos DDS 46,XY.

Externo(a) à Instituição - Fernanda Caroline Soardi
Externo(a) ao Programa - 1121104 - DELIA MARIA DE MOURA LIMA HERRMANN
Externo(a) ao Programa - 3443233 - IRAMIRTON FIGUEREDO MOREIRA
Interno(a) - 2370894 - MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE OLIVEIRA