Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE FERREIRA DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO HENRIQUE FERREIRA DE MELO
DATA : 01/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:

Ensino e formação de professores: investigando a produção do conhecimento sobre a abordagem crítico-superadora da educação física e as contribuições do GTT ESCOLA DO CBCE 1992-2022


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da Educação Física; Prática Pedagógica e Ensino; Produção do Conhecimento; Abordagem Crítico-Superadora; Pedagogia Histórico-Crítica; Materialismo Histórico-Dialético.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

O objeto da dissertação é o conhecimento produzido sobre a Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física, que em 2022 completou 30 anos, apresentada no GTT Escola do CONBRACE. A problemática diz respeito aos fundamentos do ensino-aprendizagem na Educação Física propostos na Abordagem Crítico-Superadora. O problema se refere as concepções de ser humano, de sociedade, teoria pedagógica, teoria do conhecimento, abordagem do ensino de Educação Física, prática pedagógica e ensino, pares dialéticos (objetivo-avaliação / conteúdo-método) e currículo, presentes nos Anais do CONBRACE, especificamente no GTT Escola. O objetivo buscou apresentar uma síntese crítica por meio das concepções de ser humano, sociedade, teoria pedagógica, teoria do conhecimento, abordagem do ensino da Educação Física, prática pedagógica e ensino, pares dialéticos (objetivo-avaliação / conteúdo-método) e currículo, a partir dos Anais do CONBRACE do GTT Escola (1997-2021) e que mencionam a Abordagem Crítico-Superadora. O procedimento de investigação utilizado foi a análise bibliográfica. Delimitação de fontes, a saber, os Anais do CONBRACE do GTT Escola, (1997,1999,2001, 2003,2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e2021), tendo ao todo treze eventos. Como categorias de análise delimitamos: Concepção de Ser Humano, Concepção de Sociedade, Teoria Pedagógica, Teoria do Conhecimento, Abordagem do Ensino da Educação Física, Prática Pedagógica e Ensino, Pares Dialéticos (Objetivo-Avaliação / Conteúdo-Método) e Currículo. Entre os dados levantados localizamos 350 trabalhos que citam ou mencionam a Abordagem Crítico-Superadora. Destes selecionamos 46 textos que mostraram coerência e consistência interna em relação ao ensino da Educação Física na Abordagem Crítico-Superadora, assim distribuídos: 07 (sete) textos no evento de 1997, 02 (dois) em 1999, 02 (dois) em 2001, 03 (três) em 2003, 03 (três) em 2005, 02 (dois) em 2007, 06 (seis) em 2009, 06 (seis) em 2011, 01 (um) em 2013, 02 (dois) em 2015, 03 (três) em 2017, 02 (dois) em 2019 e 07 (sete) em 2021, totalizando 46 (quarenta e seis) textos. Constatamos que a concepção de ser humano trata sobre a construção social das funções psíquicas superiores através das relações sociais, a concepção de sociedade defende a crítica ao modo de produção capitalista, a teoria pedagógica apresenta a Pedagogia Histórico-Crítica, a teoria do conhecimento está ligada a concepção materialista, a abordagem do ensino da Educação Física engloba a organização do conhecimento em ciclos de ensino-aprendizagem, a prática pedagógica está relacionada ao conhecimento construído de maneira crítica e cultura para a transformação do aluno e, o currículo é voltado para uma concepção ampliada de currículo. Concluímos que nestes 30 anos de existência da Abordagem Crítico-Superadora do Ensino da Educação Física existem trabalhos encaminhados ao GTT Escola e apresentados no CONBRACE, que mencionam, mas não apresentam consistência teórica frente ao que são os fundamentos da Abordagem Crítico-Superadora no que envolve a concepção de ser humano, sociedade, teoria pedagógica, teoria do conhecimento, prática pedagógica e ensino, pares dialéticos (objetivo-avaliação / conteúdo-método) e currículo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Externo(a) à Instituição - DEYSIANNE FRANÇA MATOS SILVA - IFAL
Interno(a) - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 27/12/2023 11:51
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