Banca de DEFESA: GABRIELA DO ESPÍRITO SANTO

DISCENTE : GABRIELA DO ESPÍRITO SANTO
DATA : 01/02/2024
LOCAL: Campus Arapiraca

Ensino e Formação de Professores: Investigando a Produção do Conhecimento na Perspectiva das Teorias Pedagógicas para o Ensino e Formação de Professores na Educação do/no Campo

Educação do/no Campo; Escolas do Campo; Ensino Fundamental; Produção do Conhecimento.

A indicação deste trabalho permeia a investigação das teorias pedagógicas na Educação do/no Campo, em especial, presentes na produção do conhecimento no programa de Pós-Graduação da UFAL/MACEIÓ, no período de 2001-2022 e suas bases teóricas. Refletir sobre a Educação do/no Campo e o trabalho pedagógico permite abrir o diálogo sobre as possiblidades de alcançar a compreensão da conjuntura social que engloba diversos aspetos acerca dos benefícios para os alunos dessa modalidade nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Nesta direção, é indispensável imergir na temática da produção do conhecimento, sobretudo no meio acadêmico, em que se desenvolve o ato de conhecer sobre questões essenciais da humanidade. Em tal contexto, delimitou-se os objetivos: a) Identificar a produção do conhecimento em teses e dissertações utilizando os descritores: <trabalho pedagógico do professor no Ensino Fundamental e Escolas do Campo>; b) Analisar tal produção usando a matriz paradigmática de Gamboa (2014), com foco nas teorias pedagógicas (não críticas e críticas) presentes nas produções; c) Apresentar uma síntese com os limites e possibilidades de avanços na produção do conhecimento sobre trabalho pedagógico no Ensino Fundamental nas séries iniciais e finais e Escolas do Campo no Estado de Alagoas. Para tanto, recorreu-se a uma metodologia demarcada por procedimentos próprios da pesquisa bibliográfica, utilizando como base o Repositório Institucional Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. O procedimento de coleta de dados e sua fase analítica foi respaldada na tese de doutorado de Silvio Gamboa, que desenvolveu a Matriz Paradigmática, como instrumento de análise teórica da produção científica. Parte-se do pressuposto de que é importante, além de realizar pesquisas, avaliar esta produção do conhecimento, gerado no interior das universidades públicas. Propõe-se, que a partir dos resultados encontrados, as intuições educacionais, sobretudo a universidade investigada, explore e aprofunde as discussões sobre a Educação do/no Campo devido a sua importância no contexto social e educacional.

Presidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Interno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Interno(a) - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Externo(a) ao Programa - 2211612 - ABDIZIA MARIA ALVES BARROS - UFAL