Banca de QUALIFICAÇÃO: SANIELMA LESSA DA SILVA

DISCENTE : SANIELMA LESSA DA SILVA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Campus Arapiraca

O ensino da agroecologia nas séries iniciais: uma análise a partir do currículo das escolas da zona rural e urbana de Santana do Ipanema-AL

ensino de agroecologia; escola; séries iniciais.

O objeto da dissertação é o trato com o conhecimento sobre agroecologia nas series iniciais da educação básica. Esta inserido no PPGEFOP. A problemática está relacionada a função social da escola, a elevação da capacidade teórica dos estudantes e o trato com o conhecimento da agroecologia. O problema de pesquisa é: Considerando a sistematização sobre o conhecimento de agroecologia, como este conhecimento está sendo desenvolvido nas escolas públicas, em especial na escola Durvalina Cardoso Pontes, Santana do Ipanema, suas contradições e possibilidades de superação. As questões de investigação são: (1) qual é o conhecimento reconhecido como conhecimento sobre agroecologia? (2) Qual é a realidade do trato com o conhecimento sobre agroecologia na Escola Duvalina Cardoso Pontes, suas contradições; (3) Quais as possibilidades do trato com o conhecimento no currículo escolar? O objetivo geral é apresentar uma sistematização sobre o conhecimento reconhecido sobre agroecologia e as possibilidades de trato com este conhecimento nas series inicias. Objetivos específicos: (1) O conhecimento reconhecido como agroecologia; (2) a realidade do currículo escolar; (3) possibilidade de tratar o conhecimento de agroecologia na escola nas series inicias. O caminho teórico metodológico estará baseado na pedagohia histórico critica. A metodologia implicará em recisões bibliográficas e análises de conteúdos documentais. As fontes de dados serão as referências sobre o conhecimento de agroecologia e sobre teoria pedagógica. Além disto teremos como fonte de dados os documentos do PPP e currículo da Escola. Os instrumentos serão análise de conteúdo e analise documental. Os dados serão expostos em quadros, tabelas e gráficos. As análises levarão em consideração a teoia do conhecimento que exige a relação e nexo entre o que foi constatado e suas determinações históricas.

Externo(a) ao Programa - 1437209 - ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA - nullPresidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Interno(a) - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Interno(a) - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/12/2023 09:08