Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUCIA DA SILVA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUCIA DA SILVA RIBEIRO
DATA : 29/02/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL ARAPIRACA: CONTRIBUIÇÕES SOBRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Curso de pedagogia; teorias pedagógicas; currículo; formação de professores


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A presente investigação tem como problemática a formação de professores em cursos de pedagógica. O problema da pesquisa diz respeito aos fundamentos da teoria pedagógica do curso de pedagogia da UFAL Arapiraca. Levanta para tanto três questões de pesquisa: (1) O histórico da formação de professores, em especial dos pedagogos e especificamente do curso de Pedagogia da UFAL Arapiraca; (2) As diretrizes que vem orientando a formação de pedagogos até a atualidade; (3) O Curso de pedagogias da UFAL Arapiraca, seu histórico, as diretrizes que orientam o curso e sua teoria pedagógica. O Objetivo é apresentar uma síntese explicativa sobre a situação atual dos cursos de pedagogia em especial o da UFAL, Arapiraca, com identificação de contradições e indicações de possibilidades superadoras. Os objetivos específicos são: (1) O retraçar da história da formação de professores e em especial do Curso de Pedagogia da UFAL; (2) Critica as diretrizes curriculares de formação de professores e de pedagogos; (3) Analise do Curso de Pedagogia da UFAL suas contradições e possibilidades superadoras. O percurso teórico metodológico está baseado na pedagogia histórico-critica e as fintes delimitadas são as seguintes: (1) revisão bibliográfica sobre a história a partir da revisão da bibliografia e dos documentos do curso de pedagogia, (2) as diretrizes que orientam os cursos de formação de professores e, em especial os pedagogos. Os instrumentos de pesquisa serão: análise de conteúdo e analise documental. Nossa hipótese de trabalho é que está ocorrendo um recuo teórico na formação de pedagogos que pode ser identificado na atualidade nas propostas oficiais de diretrizes curriculares, nas propostas de divisão do curso de pedagogia, na criação de conselhos profissionais e, na não consideração na fundamentação do curso, com ênfase e prioritariamente as teorias pedagógicas críticas, entre as quais a teoria pedagógica histórico-crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 1437209 - ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA - nullInterno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Presidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Interno(a) - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 28/12/2023 09:15
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