Banca de QUALIFICAÇÃO: GENIVALDO DAMASCENO SANTOS JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GENIVALDO DAMASCENO SANTOS JÚNIOR
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Campus Arapiraca

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE ALAGOAS: NEXOS E RELAÇÕES COM AS NECESSIDADES CONCRETAS DA ESCOLA AVELINA DO CARMO ALAGOAS

Formação de professores educação física; escola; projeto político pedagógico; currículo

O objeto da dissertação é a formação de professores em educação física e de Educação do campo do estado de Alagoas e os nexos e relações com a escola. Está inserida no PPGEFOP da UFAL ARAPIRACA. A problemática diz respeito a formação de professores e as necessidades da escola. O problema de investigação é o seguinte: Considerando a realidade concreta da escola pública, Avelina do Carmo, em relação ao Projeto Político Pedagógico e o currículo escolar, quais as necessidades na formação de professores para o enfrentamento das problemáticas concretas da escola? As questões de investigação são as seguintes: (1) Sobre formação de professores de educação física e educação do campo no estado de alagoas; (2) Sobre o PPP e Currículo da Escola Avelina do Carmo; (3) necessidades na formação frente a situação da escola pública. Objetivo geral. Apresentar uma síntese a respeito das necessidades na formação de professores de educação física e de professores da Educação do Campo com proposições teóricas para reconceptualizar o currículo de formação de acordo com as necessidades vitais da escola pública concreta. Objetivos específicos; (1) Levantamento dos cursos de formação de professores de educação física e educação do campo. (2) Levantamento da situação concreta da escola Avelino do Carmo; (3) Proposições para a formação considerando a realidade concreta da escola. O percurso teórico metodológico levara em consideração as contribuições da Pedagogia Histórico-critica. As fontes de dados serão: (1) E-mec; (2) A escola e seus documentos: (3) dados levantados, sistematizados submetidos a critica os instrumentos de pesquisa serão análises de documentos, de conteúdos, descrições densas e sistematizações em quadros, tabelas, gráficos. Os procedimentos de análise estarão baseados na teoria do conhecimento materialista histórica e dialética que exige para além da aparência a consideração das determinações históricas.

Presidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Interno(a) - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Externo(a) à Instituição - DEYSIANNE FRANÇA MATOS SILVA - IFAL
Notícia cadastrada em: 28/12/2023 09:16