Banca de DEFESA: ISABEL LOPES FONSECA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL LOPES FONSECA FERREIRA
DATA : 26/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:

Multimodalidade na literatura infantil: análise de livros do PNLD PNAIC à luz da Gramática do Design Visual


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização e Letramento; Leitura multimodal; Anos iniciais do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Os anos iniciais do Ensino Fundamental são permeados (ou deveriam ser?) por uma diversidade de textos e portadores de textos multimodais que precisam ser explorados em sua potencialidade. Compreendendo o letramento e a alfabetização como um processo que envolve muitas facetas, vemos nos livros de literatura infantil um potencial de contribuir a esse processo, de modo que não se trata apenas de um portador de textos verbais e visuais, mas é um produto cultural, com linguagens que precisam ser identificadas e compreendidas em sua totalidade, sem supervalorizar uma linguagem em detrimento de outras. No entanto, observamos a não apropriação deste conhecimento por grande parte dos professores que alfabetizam. Ou seja, identificamos como problema que as práticas dos professores alfabetizadores ainda permanecem como uma prática intuitiva na exploração de recursos multimodais como é o caso específico da utilização do livro de literatura infantil. Este uso poderia ser mais qualificado, a partir do estudo sobre práticas multimodais. Neste sentido, definimos como pergunta de pesquisa: Quais os recursos multimodais presentes nos livros de literatura infantil do acervo PNLD Pnaic e como essa construção poderá impactar na alfabetização e no letramento? Na busca de respostas, realizamos uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, com o objetivo geral de analisar as características multimodais presentes nos livros de literatura infantil destinados ao ciclo de alfabetização, do Programa Nacional do Livro Didático Pnaic. E como objetivos específicos desta pesquisa, buscamos: (1) Investigar a intencionalidade do uso de diferentes recursos tipográficos (2) Compreender a inter-relação das linguagens que compõem os livros de literatura infantil da amostra; (3) Identificar as dimensões da Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e Van Leeuwen (2006) nas obras. Os resultados nos indicam que no emprego de diferentes recursos tipográficos há a intenção de enfatizar sentimentos de personagens, ou salientar o nome de um objeto, ou a fala de personagens, entre outros propósitos.  No que se refere às inter-relações verbo-visual empregadas, compreendemos que há uma evolução entre os anos de escolarização: nos livros do primeiro ano a relação mais presente é de repetição, enquanto, nos livros do segundo e terceiro anos a relação mais evidenciada é de combinação entre imagens e textos verbais. Sobre a presença das dimensões representacionais, interativas e composicionais da GDV nas obras, observamos a predominância de imagens narrativas, de imagens de oferta e os elementos relacionados ao “valor da informação” seguindo os pressupostos definidos por estes autores. Tudo isso evidencia a potencialidade das obras para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento. Portanto, a percepção e a exploração da multimodalidade que constitui os livros de literatura para crianças podem ser um caminho para a consolidação da alfabetização e do letramento das crianças. Seguramente, não é o único caminho, mas é um recurso pedagógico que corrobora de maneira acentuada ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Externo(a) à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Presidente - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 10/03/2024 19:14
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