Banca de DEFESA: MATHEUS LIMA DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS LIMA DE SANTANA
DATA : 17/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 4, Bloco C, 1o Andar, Campus Arapiraca
TÍTULO:

A sólida formação teórica de professores de Educação Física: Identificando contradições e possibilidades na produção do conhecimento a partir do Nordeste do Brasil (2005-2022). 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Educação Física. Sólida formação teórica. Licenciatura Ampliada.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta dissertação trata da problemática da Formação de Professores em Educação Física em geral, e especificamente, o debate sobre a divisão dos cursos em licenciatura e bacharelado, particularmente na expressão deste debate na produção do conhecimento em dissertações e teses defendidas no Brasil entre 2005 e 2022. O problema da investigação diz respeito a categoria empírica “sólida formação teórica” defendida pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e sua consideração na produção do conhecimento formulado em teses de doutorado. As questões de investigação são três: Qual é a produção do conhecimento, em teses de doutorado, defendidas no período de 2005 a 2022? Sob que fundamentos estas teses consideram a categoria sólida formação teórica? Quais as proposições defendidas nas defesas de teses, seu grau de desenvolvimento, que enfrentam o recuo teórico e a desvalorização das licenciaturas com a divisão dos cursos em Licenciatura e Bacharelado de Educação Física? O objetivo geral é, após a análise das teses de doutorado, delimitando como amostra estudos produzidos sobre Formação de Professores de Educação Física entre os anos de 2005 e 2022 no Nordeste, apresentar uma síntese do grau de desenvolvimento do conhecimento acerca do princípio da sólida formação teórica e seus principais fundamentos. Os Objetivos específicos são: (a) mapear e quantificar as teses defendidas no período de 2005-2022 no nordeste do Brasil; (b) recuperar nos clássicos os fundamentos da defesa da sólida formação teórica; (c) identificar nas teses selecionadas as proposições para enfrentar diretrizes de formação que desvalorizam a licenciatura e propiciam recuo teórico na formação de professores. O percurso teórico metodológico considerou a delimitação de concepções e críticas sobre sociedade, formação humana, formação de professores, formação de professores de educação física, diretrizes curriculares, sólida formação teórica. Partimos da realidade concreta da formação de professores, consultando bancos de dados e repositórios oficiais do MEC e das Universidades. Analisamos as atuais diretrizes, delimitamos fontes documentais, usamos protocolos de pesquisa e matriz paradigmática de análise da produção do conhecimento. Os dados levantados com instrumentos protocolares, em fontes oficiais foram sistematizados em gráficos, figuras e tabelas que nos permitiram visualizar e discutir os resultados. Como dados empíricos foram localizadas nove teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, instituição com o maior número de produções sobre essa temática no país. Recuperou-se a lógica destes estudos e a dinâmica do real que expressam. A análise preliminar dos dados revela que os estudos convergem na constatação da fragmentação, na negação do conhecimento na formação inicial, no recuo teórico e, apresentam elementos teórico-metodológicos para enfrentar as problemáticas identificadas, apontando-se como proposta principal a formação em um curso único de Licenciatura Ampliada em Educação Física.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Interno(a) - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Externo(a) à Instituição - KÁTIA OLIVER DE SÁ
Notícia cadastrada em: 22/11/2024 14:13
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