Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLE KARINE MOURA CESAR

DISCENTE : EMANUELLE KARINE MOURA CESAR
DATA : 06/12/2022
LOCAL: meet.google.com/som-svse-wcz

As práticas pedagógicas no atendimento às pessoas com deficiência intelectual nas salas de recursos multifuncionais de Arapiraca/AL

Inclusão escolar. Deficiência intelectual. Sala de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.

A inclusão social é um processo que deve ocorrer ao longo da vida e em todos os ambientes aos qual a pessoa esteja inserida, seja no âmbito escolar, familiar ou social. É preciso que estejamos atentos às mudanças ocorridas na educação e quais os mecanismos que auxiliam as pessoas com deficiência a se desenvolverem favorecendo sua autonomia, respeito e equidade. Diante disso, nosso problema de pesquisa é: quais as práticas educativas relativas a estudantes com deficiência intelectual encontradas nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Em consonância com nossa problematização, o nosso objetivo geral é analisar as práticas educativas relativas a estudantes com deficiência intelectual encontradas nas salas de recursos multifuncionais de escolas municipais da rede regular de ensino de Arapiraca/AL. Como objetivos específicos, buscamos conhecer os recursos pedagógicos para o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual no âmbito escolar e social; identificar recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que promovam o avanço em sua aprendizagem e autonomia no contexto escolar dos alunos com deficiência intelectual; observar as relações entre os docentes e os educandos com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem. Em relação ao processo de pesquisa, o estudo configura-se a partir de uma pesquisa de campo qualitativa, de caráter descritivom através de entrevistas seminiestruturadas, observações da prática docente na SRM em 03 (três) escolas da rede regular de ensino que desenvolveram atendimentos com pessoas com deficiência intelectual e pesquisa documental do material dos professores. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de conteúdo de Bardin através da pré análise das informações, exploração do material e tratamento dos resultados. As análises das entrevistas encontram-se em andamento e serão realizadas a partir da Psicologia Histórico-cultural. Em nossas análises, partiremos do entendimento de que o Atendimento Educacional Especializado deve ser uma intervenção interdisciplinar, com troca de saberes, que gere importante experiência tanto para o aprendente quanto para o ensinante. Principalmente, quando os docentes estão atentos aos novos paradigmas que possam favorecer melhor a qualidade de vida, independência, autonomia e respeito às especificidades de cada um. Nessa perspectiva, as SRM surgem como uma ferramenta de apoio pedagógico que permite práticas inovadoras na construção de novos conhecimentos.

Presidente - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NOBREGA
Interno(a) - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 14:51