Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEONOURA BARROS DOS SANTOS

DISCENTE : CLEONOURA BARROS DOS SANTOS
DATA : 05/12/2022
LOCAL: meet.google.com/jan-sgwo-via

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO PROCESSO ALFABÉTICO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Alfabetização e letramentos; TEA; psicologia histórico-cultural

O ingresso de discentes com necessidades educativas especiais (NEE) na escola regular ainda desperta nos educadores dúvidas e angústias que podem comprometer suas aprendizagens. Incluir os educandos autistas nesse processo inclusivo torna o desafio macro diante de aspectos que ainda são obstáculos a uma educação especial (EE) com qualidade e equidade. A alfabetização e letramentos de discentes com transtorno do espectro autista (TEA) é uma proposta essencial na contribuição do desenvolvimento máximo de suas habilidades e potencialidades, corroborando com a sua inserção na sociedade letrada ao produzir cultura com os demais pares, como postulado na Psicologia Histórico-cultural, sendo essencial uma formação docente inicial e em serviço que contemplem metodologias e linhas teóricas que venham corroborar no sucesso escolar desses discentes. Diante disso, problematizamos que a formação docente inicial ou continuada pode não estar contribuindo na alfabetização e letramentos dessas crianças, bem como que as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes podem não ser propícias ao avanço da aprendizagem no processo alfabético, problematização essa que nos orientou na construção do objetivo geral desse estudo que é investigar as dificuldades que os professores encontram em suas práxis pedagógicas na alfabetização e letramentos de educandos com autismo em duas escolas no município de Santana do Ipanema-AL. Como objetivos específicos, temos a analisar as estratégias utilizadas pelos professores para o desenvolvimento de ações pedagógicas em sala de aula com alunos autistas; identificar a existência de formação inicial ou continuada voltadas às práticas de alfabetização e letramentos de educandos com NEE; analisar o fazer pedagógico do professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) em relação ao acompanhamento individual de cada criança autista em seu processo de alfabetização e letramentos. Em relação ao processo da pesquisa, configura-se como um estudo exploratório, descritivo e de campo, com três docentes de sala de oferta regular e dois da SRM em duas escolas municipais de Santana do Ipanema-AL que desenvolvem atividades com discentes autistas. Foram utilizados como procedimentos metodológicos entrevistas semiestruradas, observações e pesquisa documental em materiais dos professores e das escolas, sendo sua análise realizadapor meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Atualmente, as análises ainda estão em curso, mas, em princípio, através de nossas leituras e, em comunhão com autores que nos auxiliam nos debates aqui desenvolvidos, pudemos identificar que eles apontam que a Psicologia Histórico-cultural e a inclusão social possuem diretrizes importantes para favorecer uma aprendizagem significativa para o aluno autista; que a falta de uma formação docente numa proposta inclusiva ainda é uma constante angústia na práxis educativa de discentes com TEA, comprometendo o sucesso da aprendizagem desses sujeitos; que os métodos com abordagem humanística são eficazes no sucesso das aprendizagens desses sujeitos, desenvolvendo-o em sua totalidade, concebendo-o como capaz de aprender ao internalizar os conhecimentos desenvolvidos de forma lúdica entre seus pares através da mediação. Através dessas reflexões esperamos responder a nossa problemática desse estudo.

Presidente - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NOBREGA
Interno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Externo(a) ao Programa - 3364615 - JAIR BARBOSA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 12:02