INFÂNCIA E PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL HUMANIZADORA
Crianças; Educação Infantil; Prática Pedagógica; Humanização; Paulo Freire.
Este trabalho tem como propósito investigar os desafios e as possibilidades da pedagogia freireana na elaboração de práticas pedagógicas na Educação Infantil, tendo como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: Como a pedagogia freireana pode contribuir para estruturar práticas pedagógicas brincantes que assegurem uma Educação Infantil humanizadora? A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa tem caráter qualitativo, a qual foi organizada em duas fases: a primeira de caráter teórico, em que foi possível construir, a partir de estudos bibliográficos, articulações entre a pedagogia freireana e os estudos da infância. E a segunda, de caráter empírico, em que, a partir de um curso formativo remoto e presencial realizado numa escola do campo, foi possível implementar o processo de Investigação Temática para localização de problemas vivenciados pela comunidade, servindo como ponto de partida para elaboração das propostas pedagógicas da Educação Infantil. Esse curso envolveu a participação de educadoras, gestora e crianças, assim como também moradores locais e representantes do MTST, o qual foi estruturado em quatro fases: 1) Levantamento de situações problemáticas, análise e definição do Tema Gerador, denominado: “Terra sem água não produz: a água do rio São Francisco tão perto e ao mesmo tempo tão distante”; 2) Planejamento das atividades pedagógicas com base nos três Momentos Pedagógicos (3MP), envolvendo a ludicidade e a participação infantil; 3) Organização para implementação das propostas pedagógicas, sintetizada no portfólio “Conhecendo a terra que eu existo!”. As informações foram obtidas na forma de videogravações, grupos no WhatsApp, diários de campo, produções das crianças, observação participante, e analisados pela Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011). Os resultados parciais têm evidenciado que é possível construir propostas pedagógicas a partir de problemáticas locais que fazem parte da realidade concreta das crianças, por traduzirem situações limites vivenciadas pela comunidade escolar e local Sendo assim, compreende-se que quando há a escuta e envolvimento das crianças nos seus processos educativos, revelados nos mais simples gestos, contribui com o desenvolvimento infantil integral e humanizador, formando os/as educadores/as de infância também com conhecimentos sobre a necessidade de garantir os direitos e necessidades das crianças ao ofertarem uma prática intencional e brincante na organização do cotidiano da Educação Infantil.