ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES) NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ESTADO DE ALAGOAS
Programa Residência Pedagógica. Práxis. Formação de Professores de Geografia. Prática Pedagógica. Saberes docentes.
A presente dissertação trata da atuação do Programa Residência Pedagógica da CAPES nos cursos de formação de professores de Geografia no estado de Alagoas, a partir dos subprojetos de Geografia desenvolvidos na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), visando analisar as interfaces entre o Programa Residência Pedagógica (PRP) e a formação de professores de Geografia nas universidades públicas de Alagoas a partir da práxis pedagógica. Nossa pesquisa se dá por diretrizes metodológicas de abordagem qualitativa, por meio de: levantamento bibliográfico sobre programa, que é nosso objeto de pesquisa, relacionando-o com o arcabouço teórico acerca da práxis e da formação de professores; e análise de documentos em torno das diretrizes norteadoras do PRP em 2020 (Editais e Portarias), das IES (Projetos Institucionais, Subprojetos de Geografia, Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Geografia) e dos relatos de experiência produzidos pelos residentes, a partir da concepção da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Constatamos, parcialmente, que a literatura aponta para uma estreita relação entre a concepção e desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica com a ideia de uma formação inicial de professores baseada na práxis, e inferimos que há cinco saberes fundamentais à prática docente no mundo globalizado que podem potencializar a formação inicial de professores de Geografia a partir do PRP.