Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA MARIA BARROS TENORIO

DISCENTE : AMANDA MARIA BARROS TENORIO
DATA : 12/12/2022
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/fcu-phvt-qdd (FECHADA)

Resolução de Problemas em periódicos de ensino da matemática, na educação básica no período de 2015 a 2021: uma análise da relação da RP com a formação crítico reflexiva

Resolução de Problemas, Ensino da Matemática e Formação crítico-reflexiva.

Este trabalho buscou analisar a Resolução de Problemas (RP) em periódicos da área do ensino da matemática, na educação básica, por meio da análise de conteúdo de artigos publicados de 2015 a 2021 na Plataforma Sucupira, e as suas relações com a formação crítico-reflexiva. O intuito do estudo foi resolver o seguinte problema de pesquisa: analisar a Resolução de Problemas em periódicos da área do ensino da matemática, na educação básica, mediante a análise de conteúdo de artigos publicados de 2015 a 2021 na Plataforma Sucupira, e as suas relações com a formação crítico-reflexiva. Nele, procurou-se investigar as temáticas presentes nas publicações sobre Resolução de Problemas, a partir de categorias prévias e posteriores, compreender de que maneira as temáticas encontradas sobre Resolução de Problemas estabelecem relações com a formação crítico-reflexiva e debater sobre um ensino de matemática que contemple a formação crítico-reflexiva na perspectiva da Resolução de Problemas. Nesse contexto, foi utilizada a pesquisa qualitativa exploratória. Para a análise dos dados, fez-se uso da análise de conteúdo, e a técnica foi a categorial ou temática, sendo a mais rápida e eficaz em discursos diretos e simples. Para a coleta de dados, foi utilizada a Plataforma Sucupira como corpus da pesquisa, na qual se fez uma busca de revistas com Qualis A1, A2, B1 e B2. Após a escolha das revistas, foram feitas buscas de periódicos que estivessem num recorte temporal (de 2015 a 2021), que fossem em Língua Portuguesa e que tratassem do Ensino da Matemática. Para o referencial teórico, procurou-se entender o que eram os problemas e as suas possíveis interpretações. Buscou-se, também, entender a Resolução de Problemas e conhecer teóricos que foram e ainda são importantes para a construção e para o desenvolvimento da RP, entendendo, assim, sua historicidade e seu desenvolvimento por meio do tempo. Ainda no referencial teórico, foi importante entender o que era a formação crítico-reflexiva e as possíveis relações com a Resolução de Problemas. Para esse contexto, as práticas docentes no ensino da matemática foram temas importantes abordados na fundamentação teórica. Até o presente momento da pesquisa, 28 revistas foram escolhidas - sendo utilizadas apenas 22 destas. Nelas, foram coletados 341 artigos, dos quais 31 deles foram selecionados a partir de critérios prévios, diante de leituras de resumos, palavras-chaves e introduções.

Presidente - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Interno(a) - 3145799 - IARA TERRA DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - ELIELSON MAGALHAES LIMA
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 09:38