Banca de QUALIFICAÇÃO: JAKLANE DE ABREU SANTOS

DISCENTE : JAKLANE DE ABREU SANTOS
DATA : 12/12/2022
LOCAL: Link da sala virtual: meet.google.com/rsv-eykd-ies (fechada)

UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 5º ANO (PNLD 2019) SOBRE LIXO: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Educação Ambiental; Lixo; Livro Didático; Ciências.

A Educação Ambiental é instituída enquanto proposta interdisciplinar com o objetivo de orientar ações pedagógicas para construção de caminhos com vistas à conscientização sobre os problemas que aferem o meio ambiente. No entanto, percebe-se que a temática sempre foi destaque no componente curricular Ciências. Diante de tais questões e sabendo que em grande parte das discussões sobre ensino, o Livro Didático sempre foi/é um elemento presente, questiona-se: As discussões apresentadas nos Livros Didáticos de Ciências do 5º ano aprovados pelo PNLD/2019, contribuem para discussão ambiental, de modo que o aluno possa delinear problemas, propor investigações e ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida socioambiental? A partir deste questionamento, tem-se o objetivo geral de investigar em que medida as abordagens sobre lixo nos Livros Didáticos de Ciências do 5º ano (PNLD 2019) limita e/ou possibilita a discissão ambiental na escola. De modo específico, dialoga-se teoricamente sobre Educação Ambiental, enfatizando-a enquanto política pública; discuste-se sobre geração de lixo enquanto uma urgência a ser problematizada; faz-se uma revisão teórica sobre o Livro Didático, ressaltando as políticas públicas, ao longo dos anos, criadas com a finalidade de gerenciar a produção e distribuição das obras didáticas. É um estudo de base quanti-qualitativa, com caráter descrivo e documental, em que se usa a análise de conteúdo bardiniana.  A hipótese coloca que o componente curricular Ciências, a partir do uso de seu Livro Didático do 5º ano, contribui para a conscientização ambiental sobre geração de lixo e que, a partir das discussões nesta disciplina, é possível possibilitar um olhar crítico sobre a Educação Ambiental. Os primeiros achados da pesquisa apresentam uma Educação Ambiental inserida em um contexto de interesses econômico. Por conseguinte, se tem um Livro Didático marcado por ideologias, mas que se consagra material de destaque no fazer pedagógico. Pode-se colocar, de antemão, que são visíveis práticas docentes significativas sobre Educação Ambiental. No entanto, nota-se, ainda, a necessidade pela formação docente na área, vista como princípio à conscientização ambiental em sala de aula.

Presidente - 3145799 - IARA TERRA DE OLIVEIRA
Interno(a) - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - SIDILENE AQUINO DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 09:38