Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE VANDERLEI FERREIRA

DISCENTE : ELIANE VANDERLEI FERREIRA
DATA : 02/02/2023
LOCAL: Link de sala virtual

Docência na pandemia do COVID-19 e metacognição: desafios e adaptações de professores do ensino infantil

Docência; Covid-19; Metacognição; Ensino Infantil; Experiências metacognitivas

A pandemia da Covid-19, de forma brusca, modificou a forma das relações escolares, rompendo os encontros diários entre professores e estudantes. Esse rompimento indiscutivelmente afeta o processo de ensino e aprendizagem, ainda mais na educação infantil em que a convivência e a afetividade são muito importantes. Para buscar entender os processos elaborados pelos professores, explorando a consciência dos desdobramentos para enfrentar o ensino virtual realizado e lidar com os anseios dos discentes, a abordagem metacognitiva foi um caminho escolhido. Assim, o presente estudo tem como sustentação os estudos de metacognição de John Flavell e seus aspectos afetivos por Anastasia Efklides, objetivando investigar como a pandemia do COVID-19 afetou as relações do ensino infantil e as possíveis transformações pessoais e profissionais do professor a partir das alterações na dinâmica escolar. Para tanto, adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa de pesquisa e como técnica de coleta de dados o Grupo Focal com a participação de 6 (seis) professoras do ensino infantil da rede pública que atuaram nos anos de 2020 e 2021. A análise dos dados foi realizada sob Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, que após o tratamento, organização e interpretação geraram as seguintes categorias: Relação entre a tecnologia e a formação docente; Desafios e aprendizados; Sentimentos e afetos: não foi só sobre ensinar, foi também sobre mim – o professor; e A relação entre a falta de contato e manutenção da afetividade durante o ensino virtual. Os resultados apontaram que para garantir o ensino durante a pandemia do Covid-19, as docentes, além de utilizarem e avaliarem o próprio repertório de conhecimentos, precisaram também adquirir novos conhecimentos a partir de diversas experiências metacognitivas, incluindo tanto aspectos cognitivos como tarefas específicas de conhecimento e julgamentos de aprendizagem quanto aspectos afetivos, especificamente sentimentos de dificuldade, estimativa de esforço e correção de soluções, pois a imprevisibilidade e o pouco domínio de recursos digitais trouxeram consigo desafios a serem superados, sobretudo para uma nova configuração didática do ensinar.

Externo(a) à Instituição - CLECI TERESINHA WERNER DA ROSA - UPF
Interno(a) - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Presidente - 365.994.988-41 - WELINGTON FRANCISCO - UNILA
Notícia cadastrada em: 22/12/2022 09:22