Formação de docentes de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: Uma abordagem sobre os aspectos multimodais presentes no gênero meme
Multimodalidade. Memes. Formação de professores.
As mudanças diante de uma sociedade contemporânea imersa em novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e consequentemente em novas práticas de letramentos, possibilitam novas práticas escolares. O ensino pautado na transmissão de conteúdos e repetição de informações cada vez mais cede lugar a um ensino contextualizado, conectado com a cultura digital, podendo ampliar as possibilidades para o surgimento de novos gêneros multimodais. Dentre estes gêneros, os memes se destacam por sua presença no cotidiano dos estudantes através das redes sociais, serem atrativos, interativos e da cultura digital contemporânea. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de Língua Portuguesa através de práticas de ensino baseadas em abordagem multimodal. A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa está baseada no instrumental da abordagem de pesquisa colaborativa de Ibiapina (2008, 2016) através da qual pesquisadora e docentes do campo de pesquisa atuarão conjuntamente na construção dos dados, a partir de intervenções em sala de aula, sessões de estudo e sessões de avaliação e planejamento das intervenções. Como resultados espera-se construir novas práticas de ensino a partir da formação oportunizada durante a pesquisa, possibilitando maior qualidade no uso de textos multimodais, sobretudo, do gênero multimodal meme no ambiente escolar.