NARRATIVAS DE DOCENTES DA EJA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E VIDA
Formação docente. Pesquisa Narrativa. Ensino.
Este trabalho tem por objetivo analisar as narrativas de formação de professoras(es) da Educação de Jovens, Adultos e Idosos de duas escolas do município alagoano de Teotônio Vilela e seus reflexos na prática docente. Nesta análise buscou-se identificar nas narrativas de vida e de formação para a docência na EJAI os sentidos que atribuem à sua formação inicial e continuada; verificar a relação da prática em sala de aula com a sua formação; e conhecer constituições de imagens pessoais sobre o que é ser professor da EJAI. Com esse fim, será utilizada a pesquisa qualitativa tendo como instrumento de construção de dados o grupo focal, bem como as produções escritas dos participantes da pesquisa. O referencial teórico utilizado, a partir de autores como Arroyo (2000, 2006), Camargo (2017), Di Pierro (2006), Fernandes (2016), Nóvoa (1992), Saviani (2005), Ventura (2020), entre outros, que compreendem que a narrativa pode ser uma oportunidade formativa, auxiliando no processo de construção da identidade docente, notadamente no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Assim sendo, a formação inicial e continuada de professores pode ser um dos determinantes para que as demandas dos discentes da EJAI sejam atendidas. Espera-se que esta pesquisa, com a identificação dos sentidos que os docentes atribuem às suas formações iniciais e continuadas, colabore na formação destes e, consequentemente, traga à tona algumas das identidades docentes dos professores e professoras da EJAI.