Aprendizagens e obstáculos de um surdo na pós-graduação: um estudo autobiográfico
Pesquisa autobiográfica; estudante surdo; inclusão.
Este trabalho aborda inquietações em torno da inclusão de surdos no Ensino Superior e tem como objetivo geral: Compreender as aprendizagens e os obstáculos na trajetória educacional de um surdo na pós-graduação de uma universidade federal. A formação acadêmica abrange conhecimento de diversos campos. Nesse sentido, quando se pensa na inclusão de surdos, compreende-se que este utiliza uma língua e cultura diferentes das demais pessoas, o que necessita de outras práticas de ensino, principalmente na pós-graduação. Nesse ínterim, a pesquisa é desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, do tipo autobiográfica, que visa narrar as experiências e vivências do pesquisador frente aos desafios, dificuldades e aprendizagens desde os primeiros anos de escolarização até o Mestrado. Os resultados indicam que esse processo, em determinadas vezes, se mostrou desafiador, pois dificuldades foram percebidas e presenciadas. Entre elas, o uso da Língua Portuguesa, as incongruências do ensino remoto, as práticas não adequadas à singularidade do sujeito surdo. Por outro lado, percebeu-se também a preocupação de professores em proporcionar, da melhor forma, um ambiente de caráter inclusivo.