Banca de DEFESA: ALINE JAISLANE DE SOUZA TAVARES

DISCENTE : ALINE JAISLANE DE SOUZA TAVARES
DATA : 10/04/2023
LOCAL: Campus Arapiraca, sala 4, CCME

CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE EXTENSÃO LIBRAS: SAÚDE NAS MÃOS AOS ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM E MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA

Atendimento em saúde. Libras. Pessoa surda. Profissionais de saúde.
Surdez.

A presente pesquisa trata das discussões e reflexões acerca das diferenças linguísticas e socioculturais e da ampliação da visão socioantropológica da surdez e do sujeito surdo a partir de um curso de extensão promovido aos estudantes na formação inicial na área da saúde. Este estudo objetivou investigar as potencialidades do curso de extensão Libras: saúde nas mãos para os estudantes dos cursos superiores de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. O curso foi mediado pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que teve o processo de ensino e aprendizagem ocorrido no contexto de encontros síncronos e atividades assíncronas. A metodologia foi a de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, dividida em três etapas: (i) mapeamento inicial, utilizando como fontes de dados um levantamento nos Projetos Pedagógicos dos cursos da área da saúde e entrevista semiestruturada individual com os participantes de pesquisa; (ii) intervenção por meio do planejamento e do desenvolvimento de um curso pautado no ensino da Libras e nos aspectos da pessoa surda, registrando as interações por meio de anotações em diário de campo, observação participante e registros audiovisuais; e (iii) avaliação do curso em questão, com entrevista com grupo focal, formado pelos participantes presentes. Para a análise de dados foi adotada a metodologia da análise de conteúdo e teve como base as seguintes categorias: aspectos metodológicos do curso, concepção de surdez e cultura surda, e prática profissional em saúde. Os dados demonstraram que os aspectos metodológicos utilizados e as discussões proporcionadas permitiram um cenário favorável para o desenvolvimento da aprendizagem dos participantes possibilitando melhoria na futura prática profissional e no atendimento em saúde do surdo. Além de trazer subsídios para a importância do uso de tecnologias leves no trabalho em saúde. Esta pesquisa se propõe a servir de aporte teórico para futuros estudos, contudo ressalta-se a importância de mais pesquisas, a fim de favorecer novas reflexões e discussões enriquecendo assim a literatura com a temática apresentada.

Presidente - 2731043 - DIEGO DE OLIVEIRA SOUZA
Interno(a) - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NOBREGA
Interno(a) - 1046888 - MARCIO BEZERRA SANTOS
Externo(a) à Instituição - HERBERT NUNES DE ALMEIDA SANTOS - IFAL