Banca de DEFESA: JAKLANE DE ABREU SANTOS

DISCENTE : JAKLANE DE ABREU SANTOS
DATA : 12/04/2023
LOCAL: a definir

UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 5º ANO (PNLD 2019) SOBRE LIXO: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Educação Ambiental; Lixo; Livro Didático; Ciências.

A Educação Ambiental é instituída enquanto proposta interdisciplinar com o objetivo de orientar ações pedagógicas para construção de caminhos com vistas à conscientização sobre os problemas que aferem o meio ambiente. No entanto, percebe-se que o princípio curricular sempre foi destaque na disciplina Ciências. Diante de tais questões e sabendo que em grande parte das discussões sobre ensino, o livro didático sempre foi/é um elemento presente, visto, ainda, enquanto material central do trabalho em sala de aula, questiona-se: As discussões apresentadas nos Livros Didáticos de Ciências do 5º ano aprovados pelo PNLD/2019, contribuem para discussão ambiental na escola com perspectivas conscientizadoras da temática lixo? A partir deste questionamento, o objetivo da pesquisa foi investigar em que medida as abordagens sobre lixo nos Livros Didáticos de Ciências do 5º ano (PNLD 2019) limita e/ou possibilita a discussão ambiental na escola. De modo específico, dialogou-se teoricamente sobre Educação Ambiental, discutiu-se sobre geração de lixo enquanto uma urgência a ser problematizada; fez-se uma revisão teórica sobre o livro didático, ressaltando as políticas públicas, ao longo dos anos, criadas com a finalidade de gerenciar a produção e distribuição das obras didáticas. O estudo é de base quanti-qualitativa, com caráter descrivo e documental, onde utilizou-se a análise de conteúdo bardiniana.  A hipótese colocou que o componente curricular Ciências, a partir do uso do livro didático do 5º ano, discute sobre conscientização ambiental no tocante a temática lixo. Os livros didáticos do 5º ano aprovados pelo PNLD/2019 somam-se 14, ao todo. Estes compuseram o corpus de análise da pesquisa. Mediante uso do Software Nvivo, foram selecionadas as unidades de análise. Os livros foram analisados e categorizados considerando elementos que apresentam menções, explicitamente, ou não, sobre orientações didáticas que, por vezes, induzem a práticas que possibilitam a conscientização ambiental. De modo geral, coloca-se que as abordagens apresentadas nos livros didáticos contribuem para discussão ambiental na escola, podendo, assim, permitir perspectivas conscientizadoras sobre a temática lixo, fato que responde positivamente o problema de pesquisa e confirma a sua hipótese. Contudo, apesar dos livros, em sua maioria, apresentarem componentes que se endereçam à discussão ambiental e a problemática sobre o lixo, chama-se atenção da figura do professor quanto ao uso destes materiais, pois os silêncios que alguns livros apresentam ressoam sobre sua prática e cobram deste profissional métodos que possam suprir possíveis falhas.

Presidente - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Interno(a) - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Interno(a) - 3145799 - IARA TERRA DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - SIDILENE AQUINO DE FARIAS