Expropriação da diversidade na escola: cruzando patologização, medicalização e práticas de ensino docente
Medicalização; Patologização; Práticas de ensino; Diversidade; Psicologia Histórico-cultural.
Este estudo tem como tema "Expropriação da Diversidade na Escola: Cruzando Patologização, Medicalização e Práticas de Ensino Docente". Destarte, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: quais os cruzamentos entre práticas de ensino docente e os fenômenos da patologização e medicalização na escola? E objetiva compreender o fenômeno da patologização e medicalização na escola e suas intersecções com as práticas de ensino docente. Sua pertinência advém da elucidação dos fenômenos da patologização e da medicalização na escola, através da identificação de alguns mecanismos que os produzem. Assim como se justificou pela possibilidade de compreensão das formas que, a medicalização e a patologização, se manifestam no cotidiano escolar, afetando a vida e o processo de escolarização dos estudantes. Fundamentada na Psicologia Histórico-cultural, o estudo se desenvolveu com base em uma pesquisa decampo, com método qualitativo, ocorrendo em uma escola pública municipal do estado de Alagoas. Para sua efetivação, utilizamos como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semiestruturada com 02 estudantes participantes da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), bem como com seus responsáveis. Realizamos um encontro do grupo focal, composto por 06 (seis) professores (as), sendo, 02 professoras da SRM. Com esse grupo de docentes, utilizamos também a entrevista semiestruturada individual. Também trabalhamos com análise dos seguintes documentos: cópias de parte do diário de classe, parecer descritivo dos estudantes participantes da pesquisa, partes do portfólio e mais alguns documentos de uso das professoras de SRM. Os dados obtidos foram analisados a partir da análise de conteúdo de tipo temática. Com as análises, construímos três categorias: Percepções e concepções docentes sobre a diversidade na escola; Práticas escolares e de ensino, aprendizagem e desenvolvimento do estudante; Patologização e medicalização no cotidiano escolar. O processo de categorização nos ajudou a uma melhor interpretação e aprofundamento das informações na busca da compreensão do fenômeno em questão. Vale ressaltar que estamos em fase de interpretação dos dados.