Trajetória de ensino e obstáculos de um surdo na pós-graduação: um estudo autobiográfico
Pesquisa autobiográfica; estudante surdo; inclusão.
Este trabalho aborda como tema central a inclusão de surdos no Ensino Superior, focando especialmente na pós-graduação. Nesse sentido, quando se pensa na inclusão de surdos, compreende-se que este utiliza língua e cultura diferentes das demais pessoas. Nesse ínterim, a pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória educacional e os obstáculos de um surdo na pós-graduação de uma universidade federal. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa do tipo autobiográfica, que visou narrar as experiências e vivências do pesquisador frente aos desafios, dificuldades e aprendizagens desde os primeiros anos de escolarização até o mestrado. Os resultados indicam que esse processo, em determinadas vezes, se mostrou desafiador, pois dificuldades foram percebidas e presenciadas. Entre estas, o uso da Língua Portuguesa, as incongruências do ensino remoto, as práticas não adequadas à singularidade do sujeito surdo. Por outro lado, percebeu-se também a preocupação de professores em proporcionar, da melhor forma, um ambiente de caráter inclusivo. Desse modo, entende-se que a inclusão se faz necessária com as políticas educacionais, mas também com ações de permanência, entre elas as práticas educativas inclusivas, o currículo e a empatia de envolvidos, de modo a contemplar as especificidades de cada estudante e favorecer a equidade no processo educacional.