A PANDEMIA NO ENSINO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Percepção de professores; educação física escolar; COVID-19; pandemia.
O mundo foi inesperadamente impactado com o surgimento da pandemia do coronavírus -SARS-CoV-2 -, que trouxe a COVID-19 para a realidade de todos os setores da vida humana, no âmbito educacional não foi diferente. Com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais e considerando algumas especificidades da prática de ensino de educação física, o presente estudo buscou analisar os impactos da pandemia nas práticas de ensino de Educação Física em Alagoas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e de natureza qualitativa realizada no estado de Alagoas com professores de educação física do ensino fundamental, que lecionaram entre o período de 2019-2022. Os dados foram coletados a partir de um questionário sobre contendo questões abertas e fechadas e analisados à luz da literatura, relacionando-os aos aspectos teóricos necessários para seu entendimento. Além de ser apresentado numa adaptação da análise categorial desenvolvida por Bardin (2010), cujo desenvolvimento desmembra os dados em categorias.