Banca de DEFESA: AMANDA MARIA BARROS TENORIO

DISCENTE : AMANDA MARIA BARROS TENORIO
DATA : 30/06/2023
LOCAL: UFAL - Campus Arapiraca

Resolução de Problemas em periódicos de ensino de matemática, na educação básica no período de 2015 a 2021: uma análise da relação da Resolução de Problemas com a formação crítico-reflexiva

Resolução de Problemas, Ensino da Matemática e Formação crítico-reflexiva.

Este trabalho buscou analisar a Resolução de Problemas (RP) em periódicos da área do ensino da matemática, na educação básica, por meio da análise de conteúdo de artigos publicados de 2015 a 2021 na Plataforma Sucupira, e as suas relações com a formação crítico-reflexiva. O intuito do estudo foi resolver o seguinte problema de pesquisa: como se apresenta a Resolução de Problemas em periódicos da área do ensino da matemática, na educação básica, no período de 2015 a 2021?. Para tanto, foi analisada a RP diante dos periódicos da área do ensino de matemática, na educação básica, mediante a análise de conteúdo de artigos publicados no marco temporal citado acima, na Plataforma Sucupira e suas relações com a Formação crítico-reflexiva. Nesse ínterim, procurou-se investigar as temáticas presentes nas publicações sobre Resolução de Problemas, a partir de categorias prévias e posteriores, compreender de que maneira as temáticas encontradas sobre Resolução de Problemas estabelecem relações com a formação crítico-reflexiva e debateu-se sobre um ensino de matemática que contemple a formação crítico-reflexiva na perspectiva da Resolução de Problemas. Nesse contexto, foi utilizada a pesquisa qualitativa exploratória. Para a análise dos dados, fez-se uso da análise de conteúdo, e a técnica foi a categorial ou temática, sendo a mais rápida e eficaz em discursos diretos e simples. Para a coleta de dados, foi utilizada a Plataforma Sucupira como corpus da pesquisa, na qual se fez uma busca de revistas com Qualis A1, A2, B1 e B2. Após a escolha das revistas, foram feitas buscas de periódicos que estivessem num recorte temporal (de 2015 a 2021), que fossem em Língua Portuguesa e que tratassem do Ensino da Matemática. Para o referencial teórico, procurou-se entender o que eram os problemas e as suas possíveis interpretações. Buscou-se, também, entender a Resolução de Problemas e conhecer teóricos que foram e ainda são importantes para a construção e para o desenvolvimento da RP, entendendo, assim, sua historicidade e seu desenvolvimento por meio do tempo. Ainda no referencial teórico, foi importante entender o que era a formação crítico-reflexiva e as possíveis relações com a Resolução de Problemas. Para esse contexto, as práticas docentes no ensino da matemática foram temas importantes abordados na fundamentação teórica. Durante as discussões realizadas diante dos dados selecionados, foi possível observar aspectos que relacionam a RP com a Formação crítico-reflexiva, os aspectos trazem importantes contribuições para o ensino da matemática. Outro ponto que resultou desta pesquisa é o papel importante que o professor tem na atuação da RP, visto que o desenvolvimento do aluno se dará a partir da mediação de professores críticos-reflexivos estimulando no aluno a capacidade crítica e reflexiva.

Presidente - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Interno(a) - 3145799 - IARA TERRA DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - ELIELSON MAGALHAES LIMA
Externo(a) à Instituição - JENAICE ISRAEL FERRO - UNEAL