Banca de DEFESA: LUCAS FERREIRA COSTA

DISCENTE : LUCAS FERREIRA COSTA
DATA : 18/07/2023
LOCAL: Campus Arapiraca

EDUCAÇÃO LÚDICA DE PROTAGONIZAÇÃO NO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: A PROPOSIÇÃO DE JOGOS POR DOCENTES EM FORMAÇÃO

Educação protagonizadora;Ensino de química;Formação docente; Práticas pedagógicas; Proposição de jogos

O processo de ensino-aprendizagem de química, ofertado na educação básica e superior, não está condizente com o perfil do discente pós-polipandemia de Covid-19. Um recurso plausível para tanto, é a utilização de jogos e atividades lúdicas para uma Educação Lúdica de Protagonização. Evidenciamos, que tal mudança deve começar na formação inicial de professores, com o uso de práticas, recursos, fundamentos e criticidade, que se diversifiquem da pedagogia transmissiva em vigência. Logo, essa dissertação de mestrado se apresenta por múltiplos artigos, sendo seu objetivo analisar as proposições de jogos para o ensino de Química segundo licenciandos em química da cidade de Arapiraca-AL, bem como, discutir, fundamentar e propor um modelo de Educação Lúdica de Protagonização. Esta pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso e teve sua metodologia diversificada pela triangulação dos dados, do método, dos pesquisadores e das hipóteses. Para tanto, foi realizada uma análise do conteúdo através da sondagem via questionário e da aplicação de uma proposição de jogos por 13 (treze) licenciandos em química na UFAL-Arapiraca. Os resultados apontaram que a Cultura Lúdica Discente dos participantes não diverge mesmo em distinção de moradia, raça e classe social; porém, houve divergência em relação aos gêneros e faixas etárias. Conclui-se que: professores em formação tendem a ensinar do mesmo modo como aprendem, que o contato na formação inicial com práticas lúdicas e protagonizadoras é um reforço para sua perpetuação na rede básica, que jogos apresentam um caráter de não exclusão social, que a segregação de jogos em relação a gênero é uma questão de poder social e que carece de mais estudos, que professores universitários de disciplinas específicas da UFAL não têm utilizado jogos para ensinar, já os professores de disciplinas pedagógicas usam jogos sem um aprofundamento crítico e teórico, que a consideração da Cultura Lúdica Discente melhora a proposição de jogos, que o modelo de proposição desenvolvido demonstrou-se adequado para a formação inicial de professores de química, que a literatura específica de educação química ainda carece investigar mais sobre o lúdica na formação inicial de professores e proposição de jogos, que jogos e outras práticas atraentes para ensinar química possibilitam o protagonismo discente e melhora a interação entre professor/alunos/conteúdos/ambientes.

Presidente - 785.483.226-91 - MARLON HERBERT FLORA BARBOSA SOARES - UFG
Interno(a) - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo(a) à Instituição - JOAQUIM FERNANDO MENDES DA SILVA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 22/06/2023 10:35