CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES) PARA PRÁXIS DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM ALAGOAS
Residência Pedagógica. Práxis Docente. Formação Docente. Professores de Geografia. Universidades Públicas de Alagoas
A presente dissertação faz uma análise em torno da segunda edição do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de analisar as contribuições que a execução desse programa proporcionou para Práxis e para Formação docente em Geografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) entre outubro de 2020 e março de 2022. De modo específico, objetivamos: Compreender a maneira como o Programa Residência Pedagógica foi construído e desenvolvido nas universidades públicas de Alagoas com ênfase na formação docente e na práxis docente; identificar de que maneira a práxis docente foi apresentada e proposta para a formação inicial dos professores de Geografia nas universidades públicas de Alagoas; e inferir se o PRP contribuiu para a práxis docente dos residentes em Geografia das universidades públicas de Alagoas. Para isso nossa pesquisa seguiu pelas diretrizes metodológicas da pesquisa qualitativa utilizando-se de levantamento bibliográfico, na composição de sua base teórica, de pesquisa documental, na composição do corpus da pesquisa, e da análise de conteúdo na concepção de Laurence Bardin (1977) na exploração do material e para o tratamento dos dados obtidos. Desse modo, nossa análise se deu em torno de duas categorias definidas à priori: a Formação Docente e a Práxis Docente. Para cada categoria emergiu quatro subcategorias, tais quais: Formação inicial, Prática docente, Identidade docente, Experiência/Autonomia para a categoria Formação docente; e Relação/articulação teoria e prática, Ação-reflexão-ação, Saberes e fazeres docentes, Transformação da realidade a partir da prática para a categoria Práxis docente. Esse conjunto de categorias e subcategorias nortearam nossas análises acerca de três grupos de documentos que compõem nosso corpus de pesquisa: 1. os documentos do PRP (editais e portarias CAPES, Projetos Institucionais das IES e subprojetos de Geografia); 2. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Geografia da UFAL e da UNEAL; e 3. os relatos de experiência produzidos pelos residentes ao final da execução da referida edição do programa. A análise em torno do grupo 1 contemplou esse conjunto de categorias e subcategorias e se deu também a partir de unidades de análise definidas sob a concepção de Maria Marly de Oliveira (2016). A análise em torno dos grupos 2 e 3 contemplou apenas a categoria Práxis docente e suas respectivas subcategorias. Assim, nossas analises apontaram que o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribuiu para Práxis docente na formação de professores de Geografia nas IES alagoanas através da reflexão sobre a prática docente proporcionada pela preparação dos residentes anterior à regência; das ações de intervenção pedagógica proporcionadas pela imersão dos residentes nos contextos das escolas-campo; da construção e ressignificação de saberes e práticas diante dos contextos ocasionados pela pandemia; da vivência no cotidiano escolar nos regimes híbridos e presenciais; da construção da identidade docente; da articulação com o Estágio Curricular Supervisionado; e da conscientização de que as práticas pedagógicas que permeiam a profissão docente são dotadas de potencial transformador da realidade.