Banca de DEFESA: ADELMIRAN SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE : ADELMIRAN SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 06/07/2023
LOCAL: UFAL - Campus Arapiraca

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES) PARA PRÁXIS DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM ALAGOAS

Residência Pedagógica. Práxis Docente. Formação Docente. Professores de Geografia. Universidades Públicas de Alagoas

A presente dissertação faz uma análise em torno da segunda edição do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de analisar as contribuições que a execução desse programa proporcionou para Práxis e para Formação docente em Geografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) entre outubro de 2020 e março de 2022. De modo específico, objetivamos: Compreender a maneira como o Programa Residência Pedagógica foi construído e desenvolvido nas universidades públicas de Alagoas com ênfase na formação docente e na práxis docente; identificar de que maneira a práxis docente foi apresentada e proposta para a formação inicial dos professores de Geografia nas universidades públicas de Alagoas; e inferir se o PRP contribuiu para a práxis docente dos residentes em Geografia das universidades públicas de Alagoas. Para isso nossa pesquisa seguiu pelas diretrizes metodológicas da pesquisa qualitativa utilizando-se de levantamento bibliográfico, na composição de sua base teórica, de pesquisa documental, na composição do corpus da pesquisa, e da análise de conteúdo na concepção de Laurence Bardin (1977) na exploração do material e para o tratamento dos dados obtidos. Desse modo, nossa análise se deu em torno de duas categorias definidas à priori: a Formação Docente e a Práxis Docente. Para cada categoria emergiu quatro subcategorias, tais quais: Formação inicial, Prática docente, Identidade docente, Experiência/Autonomia para a categoria Formação docente; e Relação/articulação teoria e prática, Ação-reflexão-ação, Saberes e fazeres docentes, Transformação da realidade a partir da prática para a categoria Práxis docente. Esse conjunto de categorias e subcategorias nortearam nossas análises acerca de três grupos de documentos que compõem nosso corpus de pesquisa: 1. os documentos do PRP (editais e portarias CAPES, Projetos Institucionais das IES e subprojetos de Geografia); 2. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Geografia da UFAL e da UNEAL; e 3. os relatos de experiência produzidos pelos residentes ao final da execução da referida edição do programa. A análise em torno do grupo 1 contemplou esse conjunto de categorias e subcategorias e se deu também a partir de unidades de análise definidas sob a concepção de Maria Marly de Oliveira (2016). A análise em torno dos grupos 2 e 3 contemplou apenas a categoria Práxis docente e suas respectivas subcategorias. Assim, nossas analises apontaram que o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribuiu para Práxis docente na formação de professores de Geografia nas IES alagoanas através da reflexão sobre a prática docente proporcionada pela preparação dos residentes anterior à regência; das ações de intervenção pedagógica proporcionadas pela imersão dos residentes nos contextos das escolas-campo; da construção e ressignificação de saberes e práticas diante dos contextos ocasionados pela pandemia; da vivência no cotidiano escolar nos regimes híbridos e presenciais; da construção da identidade docente; da articulação com o Estágio Curricular Supervisionado; e da conscientização de que as práticas pedagógicas que permeiam a profissão docente são dotadas de potencial transformador da realidade.

Presidente - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Interno(a) - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Externo(a) à Instituição - JENAICE ISRAEL FERRO - UNEAL
Notícia cadastrada em: 29/06/2023 18:58