Banca de DEFESA: EMANUELLE KARINE MOURA CESAR

DISCENTE : EMANUELLE KARINE MOURA CESAR
DATA : 26/07/2023
LOCAL: Campus Arapiraca

Práticas docentes no atendimento às pessoas com deficiência intelectual nas Salas de Recursos Multifuncionais de Arapiraca/AL

Atendimento Educacional Especializado. Deficiência intelectual. Inclusão escolar. Sala de Recursos Multifuncionais.

A inclusão social é um processo que deve ocorrer ao longo da vida e em todos os ambientes aos qual a pessoa esteja inserida, seja no âmbito escolar, familiar ou social. É preciso que estejamos atentos às mudanças ocorridas na educação e quais os mecanismos que auxiliam as pessoas com deficiência a se desenvolverem, favorecendo sua autonomia, respeito e equidade. Diante disso, nosso problema de pesquisa é: quais as práticas docentes relativas a estudantes com deficiência intelectual encontradas nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Em consonância com nossa problematização, o nosso objetivo geral é analisar as práticas docentes relativas a estudantes com deficiência intelectual encontradas nas salas de recursos multifuncionais de escolas municipais da rede regular de ensino de Arapiraca/AL. Para encontrar a resposta para tal problema, foi realizado um estudo tendo como fundamento a Psicologia Histórico-cultural, a partir dos escritos de Vigotski. Em relação ao processo de pesquisa, o estudo configura-se a partir de uma pesquisa de campo qualitativa, de caráter descritivo, através de entrevistas seminestruturadas e observações da prática docente na SRM em 03 (três) escolas municipais que desenvolvem atendimentos com pessoas com deficiência intelectual. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin através da pré análise das informações, exploração do material e tratamento dos resultados. Em nossas análises, foi possível no primeiro capítulo fazer uma reflexão sobre as contribuições da teoria Vigotskiana para os estudos sobre a deficiência intelectual. No segundo capítulo, abordamos a história da pessoa com deficiência e seu atendimento educacional ao longo do tempo. Dando continuidade aos estudos, no terceiro capítulo foi possível obsevar quais foram os caminhos metodológicos na construção do conhecimento. Para finalizar, trouxemos no quarto capítulo as análises das entrevistas com as contribuições das educadoras pesquisadas, bem como, um importante apoio na construção das três categorias para compreender como ocorrem a prática docente na SRM. A primeira categoria recebeu o nome de “Professor” pois trata-se das vivências do docente no AEE desde os seus primeiros contatos, sua formação, a prática realizada na SRM e a relação professorXaluno. Na segunda categoria, podemos destacar a “Escola” verificando como acontecem a relação entre escola e a educação especial e por fim, a categoria “Família” que nos traz uma reflexão sobre a família da pessoa com deficiência, como ela percebe a criança dentro do contexto educacional e quais as parcerias encontradas pela família que o apoia na formação intelectual e emocional da criança com deficiência. Através deste estudo acerca do trabalho docente foi possível afirmar que o Atendimento Educacional Especializado é uma importante intervenção interdisciplinar geradora de troca de saberes tanto para o aluno quanto para o educador. Principamente quando os docentes estão atentos aos novos paradigmas favorecendo uma aprendizagem que faça sentido para o aprendente e favoreça para uma melhor qualidade de vida. Nessa perspectiva, as SRM surgem como uma ferramenta de apoio que permite práticas inovadoras na construção de novos conhecimentos.

Presidente - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NOBREGA
Interno(a) - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 29/06/2023 19:01