Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA JULIA SOARES SANTANA

DISCENTE : ANA JULIA SOARES SANTANA
DATA : 13/07/2023
LOCAL: Arapiraca

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A BIOLOGIA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE FUNGOS NO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Ensino por Investigação, Fungos, Natureza da Biologia; Alfabetização Científica, Novo Ensino Médio.

Esta dissertação trata do Ensino por Investigação no Ensino de Biologia numa perspectiva da Alfabetização Científica e da Natureza da Ciência Biologia, partindo da problemática de como implementar a abordagem mediante o contexto da reforma do Ensino Médio, em que se destaca a relevância para a busca de formas para oportunizar situar um ensino de Biologia que atenda à finalidade da Alfabetização Científica diante do presente tempo histórico nas escolas públicas brasileiras. Dessa forma, o trabalho pretende responder como implementar uma Sequência de Ensino Investigativo no ensino de Biologia numa perspectiva de Alfabetização Científica em uma turma do Novo Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Alagoas? Sendo o objetivo geral investigar a implementação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) no ensino de Biologia numa perspectiva de Alfabetização Científica em uma turma do Novo Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Alagoas. Partindo dessa finalidade central, descenderam os seguintes objetivos específicos: analisar prática sobre temática biológica com foco na Natureza da Biologia para estudantes da Educação Básica; identificar os indicadores de Alfabetização Científica e a percepção com relação à Natureza da Biologia dos estudantes após a SEI; e discutir a possibilidade de SEI que atenda às características da Biologia como Ciência. Em vista disso, a metodologia foi do tipo qualitativa a partir de um estudo de caso em uma turma da primeira série do Novo Ensino Médio de uma escola da rede pública do interior de Alagoas, a coleta de dados se deu a partir da gravação e transcrição de aulas e registro dos estudantes mediante ao desenvolvimento de uma SEI sobre fungos, que foram submetidos a Análise Textual Discursiva. Os resultados preliminares foram organizados em três categorias: os elementos do Ensino por Investigação em uma Sequências de Ensino Investigativo sobre fungos, em que foram discutidas as atividades chaves da SEI desenvolvida; os indicadores da Alfabetização Científica emergidos na implementação da SEI sobre fungos, apresentando os indicadores do processo; contributos da Abordagem Didática para a Natureza da Biologia, ressaltando a abordagem da Natureza da Ciência Biologia nas atividades propostas. Por fim, foram apontadas considerações acerca da potencialidade do Ensino por Investigação para o ensino sobre fungos, bem como limitações.

Presidente - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Interno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Externo(a) ao Programa - 931.808.706-30 - RAQUEL CROSARA MAIA LEITE - UFC
Externo(a) à Instituição - LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO - USP