O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRICULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO NO TERRITORIO DO AGRESTE DE ALAGOAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRITICA E DA ABORDAGEM CRITICO SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO EDUCAÇÃO FISICA; CURRICULO; PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA; EDUCAÇÃO DO CAMPO; ABORDAGEM CRITICO-SUPERADORA
O objeto da investigação é o ensino da Educação Física nos currículos das escolas do campo no território do agreste alagoano. A problemática do estudo diz respeito ao ensino de conteúdos clássicos das artes, da filosofia e da ciência que estão sendo negados nas escolas em geral e em especial nas escolas do campo, entre eles o conteúdo da cultura corporal. A pergunta cientifica foi delimitada nos seguintes termos: Quais as escolas do campo que existem no agreste alagoano, quais as bases teóricas de seus currículos e como o conhecimento da cultura corporal é tratado no currículo escolar, quais as contradições e as possibilidades superadoras? A resposta a esta pergunta será buscada através de procedimentos de investigação destacando-se a analise dos documentos orientadores considerando diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais que orientam o trato com o conhecimento nas Escolas. Os dados encontrados serão discutidos levando em conta as contribuições das teorias pedagógica histórico-critica e da abordagem critico superadora do Ensino da Educação Física.