Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA DO ESPÍRITO SANTO

DISCENTE : GABRIELA DO ESPÍRITO SANTO
DATA : 09/08/2023
LOCAL: UFAL ARAPIRACA

TEORIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, NO PERIODO DE 2001-2022 PPGEDUCAÇÃO UFAL CAMPUS MACEIÓ

Educação do/no Campo; Escolas do Campo; Ensino Básico; Produção do Conhecimento.

A presente pesquisa teve o objetivo de investigar a produção do conhecimento, com base no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, no período de 2001-2022, expresso em teses e dissertações, sobre o trabalho pedagógico no Ensino Fundamental das Escolas do Campo e as teorias pedagógicas (não críticas e críticas) priorizadas pelos autores.  Seguido dos objetivos específicos: a) Identificar a produção do conhecimento em teses e dissertações utilizando os descritores: trabalho pedagógico, Educação Básica, Ensino Fundamental e Escolas do Campo; b) Analisar tal produção usando a matriz paradigmática de Gamboa (2014), com foco nas teorias pedagógicas (não críticas e críticas) presentes nas produções; c) Apresentar uma síntese com os limites e possibilidades de avanços na produção do conhecimento sobre trabalho pedagógico na Educação Básica, Ensino Fundamental e Escolas do Campo no Estado de Alagoas. As discussões geradas se baseiam em autores como Demerval Saviani (1999; 2005; 2008; 2009; 2020), Roseli Caldart (2002; 2004), Mônica Molina (2010; 2012) e Paulo Freire (1987; 1990; 1996; 2011), de modo a confrontar, posteriormente, ou subsidiar dados desta pesquisa em seu caráter analítico. Para tanto, recorreu-se a uma metodologia de pesquisa qualitativa, demarcada pela pesquisa bibliográfica, com uso dos descritores: trabalho pedagógico, escola básica, ensino fundamental e escolas do campo, no entorno do Repositório Institucional Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. O procedimento de coleta de dados e sua fase analítica foi respaldado na base reflexiva de Silvio Gamboa, a partir da Matriz Paradigmática, como instrumento de análise teórica da produção científica. Parte-se do pressuposto de que é importante, além de realizar pesquisas em primeiro grau, avaliar os espaços privilegiados de produção do conhecimento, como as universidades, a partir de seus programas de mestrado e doutorado, por exemplo. Pois, nascem destes programas uma série de novas pesquisas, conceitos, debates, onde é preciso aumentar o nível de criticidade destes trabalhos. Ou seja, faz-se necessário investigar constantemente a própria produção do conhecimento científico. Levantou-se inicialmente um total de 654 produções, com buscas realizadas até o dia 24 de março de 2023. Dessas, 560 eram dissertações e 94 teses. Após aplicação de filtros para melhor análise e seleção destes achados, o número total caiu para apenas 7 e, posteriormente, após aplicação de mais uma filtragem a pesquisa, neste momento, se fixa na análise de somente 3 dissertações.

Externo(a) ao Programa - 2211612 - ABDIZIA MARIA ALVES BARROS
Externo(a) ao Programa - 1437209 - ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
Interno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Presidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL