Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE FERREIRA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO HENRIQUE FERREIRA DE MELO
DATA : 09/08/2023
HORA: 13:30
LOCAL: UFAL ARAPIRACA
TÍTULO:

ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ABORDAGEM CRITICO SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FISICA: CONTRIBUIÇÕES DO GT ESCOLA DO CBCE 1992-2022


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Educação Física; Formação de Professores; Produção do Conhecimento; Abordagem Crítico-Superadora; Pedagogia Histórico Crítica; Materialismo Histórico-Dialético

 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A presente dissertação de mestrado buscou analisar o balanço da produção do conhecimento na educação física a partir das contribuições da abordagem crítico-superadora (1992-2022) nos anais do GTT Escola do CONBRACE. A produção do conhecimento elaborada aqui, partiu da dialética entre: educação e educação física; ensino e formação de professores; os pares dialéticos – objetivo/avaliação e conteúdo/método – trato com o conhecimento; teoria do conhecimento – materialismo histórico-dialético; teoria pedagogia histórico-crítica; projeto-histórico socialista; ciclos de aprendizagem e princípios curriculares para seleção e trato com o conhecimento. Realizou-se uma análise de conteúdo dos trabalhos completos nos referidos anais a partir das seguintes categorias: concepção de sociedade; concepção de ser humano; concepção de escola; concepção do trato com o conhecimento; e concepção de currículo. No tocante ao quantitativo de trabalhos foram localizados 21 (vinte e um) textos no evento de 1997, 08 (oito) em 1999, 18 (dezoito) em 2001, 11 (onze) em 2003, 15 (quinze) em 2005, 11 (onze) em 2007, 25 (vinte e cinco) em 2009, 26 (vinte e seis) em 2011, 28 (vinte e oito) em 2013, 42 (quarenta e dois) em 2015, 45 (quarenta e cinco) em 2017, 66 (sessenta e seis) em 2019 e 34 (trinta e quatro) em 2021, totalizando 350 (trezentos e cinquenta) textos que mencionam reflexões com base na Abordagem Crítico-Superadora. Nos resultados preliminares que existe um recuo teórico no que abrange o balanço da produção do conhecimento referente aos trabalhos publicados no GTT Escola nos anais do CONBRACE (1997, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021). Alguns trabalhos apenas citam a ACS como teoria pedagógica da educação física escolar sem fazer nexo ao que temos de mais avançado que é: à cultura corporal enquanto objeto de estudo da educação física, tendo em sua base os pares dialéticos – objetivo/avaliação e conteúdo-método, os ciclos de aprendizagem e os princípios curriculares sem realizar uma análise crítica da realidade social. A negação da relação entre as teorias pedagógicas ACS e PHC que estão fundamentadas no método dialético e que entende o ambiente escolar como fator social, visto que à sociedade estar enraizada no sistema capitalista, sendo dividida em classes com ideais distintos, fazendo com que, a escola sofra por meio de determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade. E por fim, a censura ao materialismo histórico-dialético, que está em concomitância à concepção filosófica que é construída nas relações com o modo de produção, nas contradições, na necessidade de ir à raiz do problema, e as alterações nas condições materiais da vida humana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Externo(a) à Instituição - DEYSIANNE FRANÇA MATOS SILVA - IFAL
Interno(a) - 2731043 - DIEGO DE OLIVEIRA SOUZA
Externo(a) à Instituição - IRINALDO DEODATO SILVA
Interno(a) - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 02/08/2023 14:57
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