Banca de DEFESA: CLEMILDA DAMIÃO FREITAS

DISCENTE : CLEMILDA DAMIÃO FREITAS
DATA : 21/08/2023
LOCAL: Campus Arapiraca

Formação de docentes de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental:  Uma abordagem sobre os aspectos multimodais presentes no gênero meme

Multimodalidade. Memes. Formação de professores.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de formação de professores para o uso de memes no ensino de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental 2. As mudanças diante de uma sociedade contemporânea imersa em novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e consequentemente em novas práticas de letramentos, possibilitam novas práticas escolares. O ensino pautado na transmissão de conteúdos e repetição de informações cada vez mais cede lugar a um ensino contextualizado, conectado com a cultura digital, podendo ampliar as possibilidades para o surgimento de outros gêneros multimodais. Dentre estes gêneros, os memes se destacam por sua presença no cotidiano dos estudantes através das redes sociais, por serem atrativos, interativos e da cultura digital contemporânea. Essa pesquisa se fundamenta nos estudos da Teoria da Semiótica Social Multimodal (TSSM), entrelaçada com a multimodalidade e com a gramática do Design Visual (GDV), (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006). A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa está baseada no instrumental da abordagem de pesquisa colaborativa de Ibiapina (2008, 2016) através da qual pesquisadora e docentes do campo de pesquisa atuaram conjuntamente na construção dos dados, a partir de intervenções em sala de aula, sessões de estudo e sessões de avaliação e planejamento das intervenções. Como resultados constatamos, que os conhecimentos prévios dos docentes sobre multimodalidade e o uso de memes em sua prática de ensino foram ampliados a partir de nossos estudos teóricos e ressignificados quando colocados em prática. Verificamos também, que houve considerado avanço das práticas de ensino dos professores partícipes levando em consideração que o gênero multimodal meme pode ser inserido na prática de ensino para trabalhar conteúdos específicos de Língua Portuguesa.

Presidente - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Interno(a) - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo(a) à Instituição - NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS - UFAC
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 08:39