Banca de DEFESA: EDJA SOUZA BARBOSA

DATA : 23/08/2023
LOCAL: Campus Arapiraca

NARRATIVAS DE DOCENTES DA EJA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E VIDA

Formação docente. Pesquisa Narrativa. Práticas de Ensino.

Este trabalho tem como objetivo analisar as narrativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre sua formação para a atuação na modalidade. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada uma abordagem de pesquisa narrativa, empregando o grupo focal como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa cinco professoras de uma escola do município de Teotônio Vilela, em Alagoas. Como referencial teórico foram empregados os estudos dos autores Arroyo (2006, 2013, 2017), Camargo (2017), Di Pierro (2006), Fernandes (2016), Nóvoa (1992), Saviani (2005), Ventura (2020), entre outros. Esses autores investigam aspectos da construção da identidade docente, além de contextualizar essa análise para o EJA. Além disso, o referencial teórico sustenta que a narrativa pode oferecer oportunidades formativas, auxiliando no processo de construção da identidade docente. Os resultados destacaram os desafios enfrentados pelas professoras-narradoras e sua resiliência diante das dificuldades, reforçando a importância da formação docente na EJA e a necessidade de investimentos nessa área. Além disso, ressaltou-se a relevância de abordar a dimensão política na EJA, promovendo a conscientização e o empoderamento dos estudantes. As narrativas das professoras de EJA participantes desta pesquisa evidenciam que a formação para a atuação nesta modalidade ocorre principalmente através da troca de experiências entre as colegas da escola, na vivência como docente nesta modalidade e muito pouco se obtém a partir da formação inicial ou continuada de forma institucional.

Presidente - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Interno(a) - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NOBREGA
Externo(a) à Instituição - REGINA MARIA DE OLIVEIRA BRASILEIRO - IFAL
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 08:39