Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL LOPES FONSECA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL LOPES FONSECA FERREIRA
DATA : 28/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:

MULTIMODALIDADE NA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Imagens; leitura e escrita; anos iniciais.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Os anos iniciais do ensino fundamental são permeados (ou deveriam ser?) por uma diversidade de textos e portadores de textos constituídos de “multi-modos” que precisam ser explorados em sua potencialidade. Os livros de literatura infantil constituem-se desses multimodos, isto é, trazem em si uma multiplicidade de elementos como imagens e textos verbais em diferentes tipologias, que os caracterizam como multissemióticos. Compreendendo o letramento e a alfabetização como um processo que envolve muitas facetas (SOARES, 2018), vemos nos livros para crianças um potencial de contribuir a esse processo multifacetado de alfabetizar/letrar, de modo que não se trata apenas de um portador de textos verbais e visuais, mas é um produto cultural, com linguagens que precisam ser identificadas e compreendidas em sua totalidade, sem supervalorizar uma linguagem em detrimento de outras, lendo apenas uma parte de um todo (em geral, lê-se o texto verbal e o texto visual não é lido). Assim, pretendemos realizar uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa com o objetivo geral de analisar os livros de literatura infantil destinados às crianças do ciclo de alfabetização, do Programa Nacional do Livro Didático Pnaic (PNLD Pnaic). Trata-se de um acervo de obras literárias selecionadas por meio de processo de Avaliação Pedagógica desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica com a colaboração da Universidade Federal de Minas Gerais. E como objetivos específicos desta pesquisa, buscamos: (1) Investigar a materialidade dos livros infantis com o intuito de conhecer e descrever as partes que os compõem; (2) examinar a inter-relação das linguagens que compõem os livros a partir do estudo da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2006); (3) analisar a potencialidade das obras para o processo de alfabetização e letramento das crianças. Como resultados, espera-se, a partir da identificação e análise dos elementos multimodais que os constituem, perceber nos livros de literatura para crianças um caminho para inserir e consolidar a alfabetização e letramento. Seguramente, não é o único caminho, mas é um procedimento, recurso pedagógico que corrobora de maneira acentuada ao desenvolvimento de muitos direitos de aprendizagens (habilidades e competências previstas no currículo) das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Interno(a) - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Externo(a) à Instituição - JULIANA DE MELO LIMA - UFRN
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 17:41
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