MULTIMODALIDADE NA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Imagens; leitura e escrita; anos iniciais.
Os anos iniciais do ensino fundamental são permeados (ou deveriam ser?) por uma diversidade de textos e portadores de textos constituídos de “multi-modos” que precisam ser explorados em sua potencialidade. Os livros de literatura infantil constituem-se desses multimodos, isto é, trazem em si uma multiplicidade de elementos como imagens e textos verbais em diferentes tipologias, que os caracterizam como multissemióticos. Compreendendo o letramento e a alfabetização como um processo que envolve muitas facetas (SOARES, 2018), vemos nos livros para crianças um potencial de contribuir a esse processo multifacetado de alfabetizar/letrar, de modo que não se trata apenas de um portador de textos verbais e visuais, mas é um produto cultural, com linguagens que precisam ser identificadas e compreendidas em sua totalidade, sem supervalorizar uma linguagem em detrimento de outras, lendo apenas uma parte de um todo (em geral, lê-se o texto verbal e o texto visual não é lido). Assim, pretendemos realizar uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa com o objetivo geral de analisar os livros de literatura infantil destinados às crianças do ciclo de alfabetização, do Programa Nacional do Livro Didático Pnaic (PNLD Pnaic). Trata-se de um acervo de obras literárias selecionadas por meio de processo de Avaliação Pedagógica desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica com a colaboração da Universidade Federal de Minas Gerais. E como objetivos específicos desta pesquisa, buscamos: (1) Investigar a materialidade dos livros infantis com o intuito de conhecer e descrever as partes que os compõem; (2) examinar a inter-relação das linguagens que compõem os livros a partir do estudo da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2006); (3) analisar a potencialidade das obras para o processo de alfabetização e letramento das crianças. Como resultados, espera-se, a partir da identificação e análise dos elementos multimodais que os constituem, perceber nos livros de literatura para crianças um caminho para inserir e consolidar a alfabetização e letramento. Seguramente, não é o único caminho, mas é um procedimento, recurso pedagógico que corrobora de maneira acentuada ao desenvolvimento de muitos direitos de aprendizagens (habilidades e competências previstas no currículo) das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.