PRÁTICAS DE ENSINO COM O USO DE MEMES: UMA PESQUISA DE ESTADO DA ARTE
Multimodalidade. Imagens. Gramática do Design Visual.
A tecnologia tem transformado, cada vez mais, as formas e os espaços de interação entre as pessoas, como as redes sociais e os aplicativos de conversação. Através desses espaços virtuais uma gama de informações é repassada em curto prazo de tempo, através de textos multimodais em que as imagens e as palavras comunicam e engajam as pessoas na replicação dos conteúdos. Os memes, enquanto gênero digital, são muito empregados neste meio digital como ferramenta comunicativa e de informação com um viés de humor, criatividade e alguns com muita criticidade. O uso deste gênero multimodal tem extrapolado o meio digital e repercutido em práticas de ensino sobre diferentes conteúdos de áreas de conhecimento como Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Neste contexto, a presente pesquisa documental tem como objetivo geral analisar o estado da arte da pesquisa sobre o uso de memes para o ensino de conceitos específicos em artigos científicos publicados no período de 2012 a 2022. Como referencial teórico utilizaremos a Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2006). Essa pesquisa originou-se dos seguintes questionamentos: Qual a repercussão do uso de memes para o ensino de conceitos específicos? A linguagem multimodal representada através dos memes colabora com a ampliação da aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento?