AS POTENCIALIDADES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PERSPECTIVA FREIREANA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Histórias em quadrinhos. Paulo Freire. Alfabetização Científica.
O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de elaboração de uma sequência de atividades por meio das Histórias em Quadrinhos voltadas para alfabetização científica, segundo uma perspectiva freiriana. A partir disso, tem se como meta auxiliar os educadores do ensino fundamental, de uma escola pública localizada no sertão Alagoano, com a elaboração de atividades de ensino que envolvam o gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), pautada nos princípios freireanos. O intuito desta pesquisa é contribuir com a alfabetização científica de crianças, resgatando a identidade da comunidade escolar investigada, auxiliando, assim, na interpretação e leitura de mundo a respeito de situações problemáticas vivenciadas por elas. Metodologicamente, a pesquisa está organizada em duas etapas: a primeira de caráter teórico, em que foi possível realizar uma revisão sistemática sobre o que os pesquisadores têm investigado sobre a temática alfabetização científica, HQs na perspectiva freireana nos últimos dez anos (2011-2021). Assim, como também foi possível realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso das Histórias em Quadrinhos na alfabetização científica segundo a perspectiva freireana. A segunda parte da pesquisa é de caráter empírico, em que foi possível construir atividades lúdicas utilizando HQs a partir de um Tema Gerador obtido a partir da análise da realidade da comunidade escolar e local. A construção dessas atividades ocorreu no âmbito de um curso formativo remoto realizado com professores da educação básica de uma escola municipal do campo, localizada na cidade de Delmiro Gouveia-AL. Dentre os resultados, foi possível constatar que são poucos os estudos na área de ensino de ciências que tem trabalhado com o uso de HQs na perspectiva Freiriana. No entanto, os poucos estudos encontrados serviram de base para a elaboração das atividades pedagógicas que envolvessem o uso de HQs na perspectiva freireana, evidenciando assim a potencialidade dessa estratégia de ensino para a promoção da alfabetização científica.