Banca de DEFESA: ADNA JULIANA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADNA JULIANA DOS SANTOS SILVA
DATA : 25/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da pós-graduação
TÍTULO:

AS POTENCIALIDADES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PERSPECTIVA FREIREANA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias em quadrinhos. Paulo Freire. Alfabetização Científica.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de elaboração de uma sequência de atividades por meio das Histórias em Quadrinhos voltadas para alfabetização científica, segundo uma perspectiva freiriana. A partir disso, tem se como meta auxiliar os educadores do ensino fundamental, de uma escola pública localizada no sertão Alagoano, com a elaboração de atividades de ensino que envolvam o gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), pautada nos princípios freireanos. O intuito desta pesquisa é contribuir com a alfabetização científica de crianças, resgatando a identidade da comunidade escolar investigada, auxiliando, assim, na interpretação e leitura de mundo a respeito de situações problemáticas vivenciadas por elas.  Metodologicamente, a pesquisa está organizada em duas etapas: a primeira de caráter teórico, em que foi possível realizar uma revisão sistemática sobre o que os pesquisadores têm investigado sobre a temática alfabetização científica, HQs na perspectiva freireana nos últimos dez anos (2011-2021). Assim, como também foi possível realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso das Histórias em Quadrinhos na alfabetização científica segundo a perspectiva freireana. A segunda parte da pesquisa é de caráter empírico, em que foi possível construir atividades lúdicas utilizando HQs a partir de um Tema Gerador obtido a partir da análise da realidade da comunidade escolar e local. A construção dessas atividades ocorreu no âmbito de um curso formativo remoto realizado com professores da educação básica de uma escola municipal do campo, localizada na cidade de Delmiro Gouveia-AL. Dentre os resultados, foi possível constatar que são poucos os estudos na área de ensino de ciências que tem trabalhado com o uso de HQs na perspectiva Freiriana. No entanto, os poucos estudos encontrados serviram de base para a elaboração das atividades pedagógicas que envolvessem o uso de HQs na perspectiva freireana, evidenciando assim a potencialidade dessa estratégia de ensino para a promoção da alfabetização científica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS
Interno(a) - 2079072 - ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
Interno(a) - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Externo(a) à Instituição - RAQUEL CROSARA MAIA LEITE - UFC
Notícia cadastrada em: 05/09/2023 11:36
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 18:38