Banca de DEFESA: DILMA CARMEM COSTA DA SILVA

DISCENTE : DILMA CARMEM COSTA DA SILVA
DATA : 04/10/2023
LOCAL: Campus Arapiraca

Expropriação da diversidade na escola: cruzando patologização, medicalização e práticas de ensino docente

Medicalização; Patologização; Práticas de ensino; Diversidade; Psicologia Histórico-cultural.

Este estudo tem como título "Expropriação da Diversidade na Escola: Cruzando Patologização, Medicalização e Práticas de Ensino Docente". Destarte, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: quais os cruzamentos entre práticas de ensino docente e os fenômenos da patologização e medicalização na escola? E objetiva compreender o fenômeno da patologização e medicalização na escola e suas intersecções com as práticas de ensino docente. Sua pertinência advém da elucidação dos fenômenos da patologização e da medicalização na escola, através da identificação de alguns mecanismos que os produzem, assim como pela possibilidade de compreensão das formas que a medicalização e a patologização se manifestam no cotidiano escolar, afetando a vida e o processo de escolarização dos estudantes. Fundamentado na Psicologia Histórico-cultural, o estudo se desenvolveu com base em uma pesquisa decampo, com método qualitativo, ocorrendo em uma escola pública municipal do estado de Alagoas. Para sua efetivação, utilizamos como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semiestruturada com 02 estudantes participantes da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), bem como com seus responsáveis. Além disso, realizamos um encontro do grupo focal, composto por 06 professores (as), sendo, 02 professoras da SRM. Com esse grupo de docentes, utilizamos também a entrevista semiestruturada individual. Ainda, trabalhamos com análise dos seguintes documentos: cópias de parte do diário de classe, parecer descritivo dos estudantes participantes da pesquisa, partes do portfólio e mais alguns documentos de uso das professoras de SRM. As informações produzidas foram analisadas a partir da análise de conteúdo de tipo temática. Com as análises, construímos três categorias: Percepções docentes sobre a diversidade, deficiência, inclusão e família no processo de escolarização; Práticas docente, educação especial e aprendizagem escolar; Patologização e medicalização no cotidiano escolar. O processo de categorização nos ajudou a uma melhor interpretação e aprofundamento das informações na busca da compreensão do fenômeno em questão. As análises revelaram como diversas práticas pedagógicas conduzem os estudantes a processo de patologização e consequentemente, à medicalização na escola, contribuindo para a precarização da sua escolarização e manutenção do ciclo exclusão/inclusão.

Presidente - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NOBREGA
Interno(a) - 2638145 - BRUNO CLEITON MACEDO DO CARMO
Externo(a) à Instituição - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/09/2023 11:01