JOGOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO PROJETO WOLBITO DE ENFRENTAMENTO ÀS DOENÇAS CAUSADAS PELO AEDES AEGYPTI
Arbviroses, Educação, Jogos
As arboviroses são denominados dessa maneira devido a parte de seu ciclo de replicação ocorrer nos insetos, tendo a potencialidade do vírus ser transmitido aos seres humanos ou outros animais através de artrópodes hematófago. As doenças causadas pela picada do mosquito de grande relevância para a saúde pública são principalmente a dengue, chikungunya e zika. Há grandes dificuldades e desafios para enfrentamento a prevenção a estas doenças, haja vista que os motivos são diversos e difíceis de serem controlados, tais como, desmatamento, falta de saneamento básico, mudanças climáticas, dentre outros. Nesse contexto, emerge o projeto Wolbito, como alternativa aos métodos insuficientes de prevenção ao combate e que engloba a educação nesse processo. Assim, o objetivo geral desse estudo foi desenvolver jogos educativos como instrumento de apoio ao projeto “Wolbito na Escola” de enfrentamento às arboviroses. Trata-se de uma investigação de múltiplas metodologias, incluindo a revisão de literatura para construção do arcabouço teórico acerca do objeto de estudo e a elaboração de produto pedagógico. Tais produtos são quatro jogos educativos: 1- jogo da memória, 2- jogo dos sete erros, 3- jogo do tabuleiro, 4- jogo do UNO. Conclui-se que os jogos podem ser potencialmente utilizados no engajamento de estudantes no projeto Wolbito.