Banca de DEFESA: BELMARA COELHO BARROS

DISCENTE : BELMARA COELHO BARROS
DATA : 16/10/2023
LOCAL: Videotransmissão

JOGOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO PROJETO WOLBITO DE ENFRENTAMENTO ÀS DOENÇAS CAUSADAS PELO AEDES AEGYPTI

Arbviroses, Educação, Jogos

As arboviroses são denominados dessa maneira devido a parte de seu ciclo de replicação ocorrer nos insetos, tendo a potencialidade do vírus ser transmitido aos seres humanos ou outros animais através de artrópodes hematófago. As doenças causadas pela picada do mosquito de grande relevância para a saúde pública são principalmente a dengue, chikungunya e zika. Há grandes dificuldades e desafios para enfrentamento a prevenção a estas doenças, haja vista que os motivos são diversos e difíceis de serem controlados, tais como, desmatamento, falta de saneamento básico, mudanças climáticas, dentre outros. Nesse contexto, emerge o projeto Wolbito, como alternativa aos métodos insuficientes de prevenção ao combate e que engloba a educação nesse processo. Assim, o objetivo geral desse estudo foi desenvolver jogos educativos como instrumento de apoio ao projeto “Wolbito na Escola” de enfrentamento às arboviroses. Trata-se de uma investigação de múltiplas metodologias, incluindo a revisão de literatura para construção do arcabouço teórico acerca do objeto de estudo e a elaboração de produto pedagógico. Tais produtos são quatro jogos educativos: 1- jogo da memória, 2- jogo dos sete erros, 3- jogo do tabuleiro, 4- jogo do UNO.  Conclui-se que os jogos podem ser potencialmente utilizados no engajamento de estudantes no projeto Wolbito.

Presidente - 1077694 - CARLOS DORNELS FREIRE DE SOUZA
Interno(a) - 1164377 - MICHAEL FERREIRA MACHADO
Externo(a) à Instituição - TARCÍSIO FULGÊNCIO ALVES DA SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 21/09/2023 14:43