Banca de QUALIFICAÇÃO: ENADIELITON DOS SANTOS

DISCENTE : ENADIELITON DOS SANTOS
DATA : 21/11/2023
LOCAL: Campus Arapiraca Sala 04

Ciência nas rimas do cordel: sentidos de estudantes de química a partir de representações multimodais

Literatura de cordel. Multimodalidade e ensino de ciências. Semiótica social.

O presente estudo se ancorou de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória que buscou compreender como os estudantes do curso de licenciatura em química constroem e manifestam sentidos por meio da produção de representação de imagens, sob influência de um cordel com temática científica (calor termodinâmico), no momento de pós-leitura desse poema.  O trabalho contou com a participação de vinte (20) estudantes de química que leram o cordel individualmente e produziram livremente representações imagéticas (ou sequência de imagens) relacionadas ao texto lido de modo extraclasse. A análise das produções teve por base a semiótica social nos moldes da Gramática do Design Visual (GDV). Emergiram como resultados três principais categorias para as representações: a) relação entre avanços tecnológicos das máquinas, bem como explicações intrínsecas do movimento atômico e molecular (04); conceitos termodinâmicos nas máquinas a vapor (13); e, discussão dos conceitos de temperatura e calor no cotidiano (03). Identificamos que o cordel suscita um pensamento em diferentes perspectivas dos estudantes e dialoga com o nível de conhecimento acerca do tema, o que reflete na construção das imagens de forma criativa.

Presidente - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Interno(a) - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Externo(a) à Instituição - ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA - FUFGD
Notícia cadastrada em: 01/11/2023 13:50