EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM PANORAMA E SUA INSERÇÃO NO ESTADO DE ALAGOAS
Educação Ambiental; Formação inicial; Ciências Biológicas; Currículo.
Diante do agravamento das crises socioambientais, a Educação Ambiental se faz como uma importante estratégia para a sensibilização perante a problemática ambiental, além de disseminar conhecimentos e ser capaz de transformar e produzir novas maneiras de ver e agir no mundo. Considerando a recorrente presença dessa temática na área de Ciências Biológicas e a relevância das pesquisas sobre currículo, o objetivo da dissertação é elaborar um panorama retratando as teses e dissertações que analisaram a Educação Ambiental nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e investigar a sua inserção. Posteriormente, será feita a análise da Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do estado de Alagoas, através dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Sendo assim, como resultados parciais dessa pesquisa, o panorama das produções acadêmicas apresentou que a Educação Ambiental no currículo é tratada em segundo plano na formação, como: disciplinas reduzidas e, majoritariamente, optativas, pouca discussão e atividades referente às questões socioambientais e a ausência de uma perspectiva crítica. Além disso, foi constatado que a abordagem interdisciplinar é referenciada como negligenciada dentro do espaço curricular da formação inicial de professores de Ciências e Biologia.