Banca de DEFESA: AMANDA TENER LIMA

DISCENTE : AMANDA TENER LIMA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Campus Arapiraca, Sala de Reuniões - Bloco de Coordenação

A PANDEMIA NO ENSINO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

COVID-19; Educação Física Escolar; Ensino remoto; Impactos educacionais.

O mundo foi inesperadamente impactado com o surgimento da pandemia do coronavírus -SARS-CoV-2 -, que trouxe a COVID-19 para a realidade de todos os setores da vida humana, no âmbito educacional não foi diferente. Com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais e considerando algumas especificidades da prática de ensino de educação física, o presente estudo buscou analisar os impactos da pandemia nas práticas de ensino de Educação Física em Alagoas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, baseada nas respostas fornecidas por 16 professores de educação física que atuam no ensino fundamental de Alagoas, coletadas através de um questionário online, composto por 35 perguntas. Esses dados foram analisados à luz da literatura, relacionando-os aos aspectos teóricos necessários para seu entendimento. Além de ser apresentado numa adaptação da análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (2010), cujo desenvolvimento desmembra os dados em categorias. A pesquisa revelou que as adaptações necessárias realizadas no período da pandemia, foram muito além do que somente adaptações em seus ambientes domiciliares, os professores passaram por uma significativa reestruturação de suas rotinas de trabalho. Alguns aspectos positivos podem ser mencionados, entretanto, as dificuldades relatadas pelos educadores foram muitas. E apesar dos esforços para fazer um trabalho efetivo, as aulas remotas não apresentam um impacto significativo no aprendizado dos alunos, em consequência do envolvimento insuficiente da família, e dá uma adesão mínima dos mesmo tanto nas aulas remotas, como na interação professor-aluno quando presentes.

Externo(a) à Instituição - BENEDITO CARLOS LIBORIO CAIRES ARAUJO - UFS
Interno(a) - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Presidente - 1559554 - MIYUKI YAMASHITA
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 15:13